![]() |
AVÔ DE TODO MUNDO
• Leitura pausada da história.
• Observar as fotos (final do livro), pequena biografia da autora e da ilustradora. • Com a ajuda da professora, as crianças são conduzidas a observar detalhes das ilustrações de Rita Duque: cores, humor, perspectiva, características de cada avô da história, países e bandeiras diferentes. • Recontar a história junto com os alunos, a partir da ilustrações. • Fazer uma visita à biblioteca da escola e procurar outros livros da autora. Levar os livros para a classe e contar as histórias para as crianças. • Listar todos os avôs que aparecem na história. • Conversa na Roda:
– Como é o seu avô?
– Alguém aqui tem um avô barulhento? E um avô arteiro? Alguém tem um avô careca? Etc.
• Fazer um desenho: “Eu e meu(s) avô(s)”. Quem terminar deve levantar a mão. A professora vai até o lugar daquela criança e escreve o nome do avô no respectivo desenho. • Cada criança deverá trazer uma foto sua e uma de seu(s) avô(s). Com as fotos, a professora faz um lindo mural, ligando cada criança ao(s) seu(s) avô(s) –foto e desenho. • No final do 1º semestre, realizar uma festa na escola para comemorar o “Dia dos Avós” (26 de Julho – férias escolares) e convidar os avós das crianças a irem até a classe de seu neto para observar o mural. |
![]() |
COME COME
No reino animal um bicho se alimenta do outro. O urso se alimenta do salmão, a onça ataca a lebre, os peixes maiores comem os pequenos, os pássaros devoram os insetos, e assim se mantém o equilíbrio ecológico. Eles só atacam o outro porque têm fome e precisam de alimento. Vamos ver quem se alimenta de quem na história “Come Come”?
• Aprender a contar de um a 10 com a brincadeira: Que horas são? 1 hora; que horas são? 2 horas...
• Desenho sobre pintura a dedo – pintar a terra, desenhar as minhocas.
• Desenho sobre colagem – formar a floresta colando pedaços de papel verde recortado (em tons diferentes) e desenhar os bichos que estão escondidos.
• Observar atentamente as imagens da contracapa. Vamos descobrir quais os bichos que estão escondidos na floresta?
• Pesquisar outros animais diferentes dos que aparecem na história, que também se alimentam de outros bichos.
• Música: (adaptação da música “A barata diz que tem”.)
Mosquitinho está voando,do,do/ E o sapo,po,po/ Coaxando,do,do/
O pintinho, nho, nho/ Está atento, to, to/
Vou papar, vou papar essa minhoca. NHOC!
Inventar outras letras, com outros personagens da história.
|
_______________________________________________________________________________________________________
![]() |
MEDO DE MONSTRO
• Leitura pausada do livro.
• Realizar jogos e brincadeiras com os bichos que aparecem na história, envolvendo noções de tamanho. Ex: imitar o andar de um monstro enorme; de um monstro bem pequeno; imitar os sons, etc.
• Modelar esses monstros utilizando massinha, palitos e sementes.
• Inventar outros monstros para a história.
• Criar o “Livro de Monstros da Classe” com textos ilustrações das crianças.
• Pintura a dedo: com uma tinta especial (preparada pelo professor, antecipadamente), cobrir uma folha de papel grossa com as mãos e depois, utilizando os dedos, desenhar o monstro da história.
• Conhecer um calendário de datas comemorativas e criar o “Dia da Coragem”. Preparar algo especial para este dia.
• Confeccionar fantasias ou adereços para brincar de monstro, conforme a descrição e o som de cada um.
• Brincadeira: “Medo de quê?” – Sem parar a brincadeira, cada criança, rapidamente, fala o nome de uma coisa que tem medo. Ex: escuro, sombra, fantasma, barata, etc.
|
_______________________________________________________________________________________________________
![]() |
RONC RONC
• Leitura silenciosa.
• Recontar a história em voz alta, a partir das imagens e dos sons. A professora começa, e vai convidando os alunos que quiserem a continuar a leitura, página por página, mostrando as ilustrações aos colegas.
• Conversa na Roda: lembrar de outras onomatopeias. Ex: barulho de tossir; barulho de bocejar; porta batendo, etc.
• Brincar de inventar outra história com os sons levantados na conversa. Ex: O pai estava tossindo “cof, cof, cof...” Minha tia bateu na porta “ toc toc”
• Inventar outra parte da história com outros animais e seus respectivos sons. Ex: cachorro, papagaio, burro.
• Imitar os movimentos e vozes (sons) de outros bichos. Ex: urso, macaco, cobra, etc.
• Escolher uma parte da história. Utilizando papeis coloridos, retalhos, fitas, etc. fazer um desenho e colagem representando aquela cena.
• Confeccionar máscaras e adereços representando os personagens da história.
• Realizar a dramatização da história.
|
___________________________________________________________________________________________________
![]() |
ACHADOS E PERDIDOS
• Leitura do livro.
• Escolher a parte da história que você mais gostou e fazer um desenho.
• Criar outros versos sobre objetos “achados e perdidos”.
• Desenhar todos os bichos que aparecem na história.
• Brincar de “caça ao tesouro”: encontrar algo escondido, a partir de dicas de localização. Ex: perto da mesa, longe da porta, à esquerda, à direita, 10 passos para trás, 2ª carteira na 5ª. Fileira, 3 passos para frente, etc.
• Conversa na Roda: bichos que moram na água, bichos que botam ovo; insetos que sobem nas árvores, animais de quatro patas, etc.
• Dia do brinquedo – a professora combina um dia especial para as crianças trazerem um brinquedo de casa. Nesse dia, as crianças são convidadas a trocar de brinquedos uns com os outros. No final da aula, cada um leva o seu próprio brinquedo de volta para casa.
• Escolher um brinquedo de cada vez para brincar de “esconde-esconde”.
• Cesta de brinquedos “escondidos” – a professora coloca alguns brinquedos numa cesta, ou dentro de um saco grande e passa com ele na frente das crianças. Elas apalpam, sem ver, e procuram adivinhar que brinquedo é aquele.
|
![]() |
LELÉ DA CUCA
• Leitura da história pela professora.
• Conversa na Roda: após a leitura, a professora, com o livro em mãos, vai mostrando as ilustrações e convidando os alunos (um de cada vez) para contar em voz alta uma parte da história.
• Após essa “leitura compartilhada”, algumas crianças são convidadas a inventar um novo personagem, continuando a história.Ex: “Cobra Lelé foi passear na floresta. No caminho encontrou uma minhoca, uma tartaruga, etc.”
• Música: Cobra Lelé (com a música: Samba Lelê)
Cobra Lelé está doente/ Ta com a barriga inchada/
Cobra Lelé precisava/ É de umas boas lambadas./
Cobra, cobra, cobra Lelé/Cobra, cobra, cobra Lelé...
Cobra Lelé descobriu/No meio da bicharada/
Que é melhor ser amiga/Do que ter dor de barriga/
Cobra, cobra, cobra Lelé/Cobra no meio da roda, Lelé...
• Recorte e Colagem: A professora monta um painel com uma cobra gigante. Depois de ouvirem mais uma parte da história, as crianças recortam papéis coloridos e colam mais uma parte do corpo da cobra até concluírem todo o trabalho.
• Pintura a dedo: As crianças pintam o fundo do papel, espalhando a tinta com as duas mãos. Em seguida, fazem o desenho da cobra Lelé com o dedo.
• Confeccionar os bichinhos da história utilizando massinha e palitos de fósforo.
• Confeccionar a cobra Lelé, usando meia recheada com papel amassado.
|
_______________________________________________________________________________________________________
![]() |
DE VOLTA PRA CASA
• Com a ajuda dos pais, em casa, desenvolver uma pesquisa sobre bichos e suas casas, incluindo: tatu, João-de-barro, bicho-preguiça, baleia, etc.
• Confeccionar os personagens da história com massinha de modelar.
• Utilizando diferentes papeis e tecidos, recortar e colar: as casas dos bichos: teia da aranha, o ninho, o formigueiro, etc.
• Visitar um bosque ou uma praça nos arredores da escola e procurar casas dos bichos (formigueiro, ninho, casulo, teia de aranha).
• De volta à escola, confeccionar placas que deverão, depois, ser colocadas nos respectivos lugares.
Ex: Formigueiro – casa das formigas.
• Música da história (Adaptação da música “Peixe Vivo”)
Como pode um caracol/Perder sua casinha/
Como pode um caracol/ Perder sua casinha...
Você viu a minha casa?/Você viu a minha casa?/
Será essa, será essa/Será essa a sua casa/
• Dramatização e relaxamento:
– Depois de muito andar, ZIP, o caracolzinho encontrou seu amigo grilo que o ajudou a encontrar a sua casa. Ela estava ali mesmo, grudada nas suas costas. Cansado, ZIP foi entrando na sua casa, bem devagarzinho. Ali dentro estava gostoso e aconchegante. – Como é bom voltar para a minha casa! – falou o caracolzinho. Agora vou dormir bem tranqüilo! O caracolzinho entrou e deitou na sua caminha. Que sono! Lá dentro havia um silêncio gostoso. Dava para ouvir até o canto dos passarinhos e das cigarras. Vamos também ficar bem quietinhos para ouvir o silêncio. Bem quietinhos...
(adaptação da música “Nana Neném”): Dorme, dorme, caracol/ Dorme, dorme tranquilo/ um soninho bem gostoso/ dentro da sua casinha/ E depois, ao acordar/ Vai de novo passear/ E depois, ao acordar/ Vai de novo passear.
Dali a pouco a professora volta a falar, bem devagar, começando baixinho e aumentando a voz: – Caracolzinho está na hora de acordar. Isso. Estica as perninhas, os braços, o corpinho todo. Isso mesmo. Boceja, espreguiça... Agora, pode abrir os olhos. Agora, você vai sentar bem devagarzinho... Ficar de pé e voltar para o seu lugar.
|
_______________________________________________________________________________________________________
![]() |
MACAQUICE
• Leitura individual silenciosa
• Leitura para observação das imagens: cores, detalhes e técnicas utilizadas pela ilustradora do livro.
• Recontar a história inventando nomes de outros personagens e situações diferentes.
• Sob o comando da professora, fazer um desenho e o numeral correspondente. Exemplo: 10 bananas, 5 passarinhos, 2 borboletas, etc.
• Brincar de contar com de 1 a 10; 10 a 20, utilizando botões, tampinhas, feijões, fichas, etc.
• Cada criança deve escolher a parte da história que mais gostou para decorar e contar para os amigos na Hora da Roda.
• Cada aluno deve escolher um dos macaquinhos da história e confeccionar máscaras e adereços para ele.
• Realizar a dramatização da história.
• Buscar outros livros desse gênero literário (parlenda) e ler as histórias para os alunos, mostrando a semelhança entre elas.
|
_______________________________________________________________________________________________________
![]() |
LOROTAS E FOFOCAS
• Leitura pausada da história pela professora
• Observar atentamente as ilustrações. Deixar os alunos comentarem sobre o que estão vendo.
• Folhear novamente o livro e responder: – Qual a ilustração do livro que você mais gostou.
• No final do livro, ler a pequena biografia da autora e ilustradora.
• Entrar no site da autora e pesquisar outros livros publicados por ela.
• Visitar a biblioteca da escola para ver se tem outros livros da mesma autora. Se houver, tirar um deles para fazer a leitura em casa.
• Na internet, buscar informações sobre a ilustradora: Rita Duque.
• Listar todos os personagens da história.
• Abrir na página que a ilustrador desenhou vários personagens. Verificar os que aparecem na história, mas não aparecem na ilustração.
• Desenhar e pintar o personagem do livro que você mais gostou.
• Conversa na Roda sobre o que acharam/observaram da história. O professor pode ajudar com perguntas:
– O que Dona Maroca e Dona Marieta faziam? Sobre o que elas conversavam?
– O que aconteceu quando Dona Sofia apareceu? O que ela disse para Dona Maroca e Dona Marieta. Por quê? |
_______________________________________________________________________________________________________
![]() |
VOCÊ TROCA?
• Leitura pausada da história pela professora.
• Sob a orientação da professora, os alunos abrem o livro e observam as ilustrações, página por página, enquanto a professora reconta a história.
• Conversa na Roda: – Qual a parte da história que você mais gostou? O que a ilustradora desenhou nessa página?
• A professora, junto com as crianças, deve listar todos os bichos que aparecem na história: lagartixa, jacaré, bicho-do-pé, leão, gato, porco, galinha, formiga, pernilongo, camundongo, sagüi, mico-leão-dourado; além de outros que aparecem nos pequenos detalhes da ilustração. Ex: ratinhos, borboleta, passarinho, etc. • Fazer um desenho bonito sobre a história. • A professora entrega uma folha de papel com o desenho de um jacaré e as crianças colam pedaços de papel verde.
• Cada criança deve trazer um chapéu ou boné de casa, usado. Na escola, devem enfeitá-lo colando retalhos, botões, fitas, etc.
• A professora prepara uma tinta especial para a pintura a dedo. As crianças cobrem a folha inteira passando a tinta com mãos e, no final, com o dedo desenham um animal que aparece na história.
• Organizar uma “Feira de trocas” da classe: cada aluno traz um brinquedo de casa para trocar com o amigo.
• Junto com a professora, os alunos devem fazer uma visita à Biblioteca da escola e procurar outros livros, escritos pela mesma autora. A professora leva os livros para a classe e vai contando uma nova história a cada dia.
|
_______________________________________________________________________________________________________
![]() |
O PEQUENO PEIXE BRANCO
• Contar a história, mostrando as ilustrações, página por página.
• Deixar o livro em um local acessível para que as crianças possam olhar e folhear, durante o desenvolvimento do projeto.
• Realizar um trabalho com as cores dos animais que aparecem na história, recontando um pedacinho a cada dia:
O peixinho branco estava chorando porque ele não conseguia encontrar sua mãe. De repente ele viu um caranguejo. Será esta a mãe do pequeno peixe branco?
– Não, este é o caranguejo, e ele é vermelho.
Cada criança recebe uma folha com o desenho (contorno) de um caranguejo e pinta com tinta vermelha.
• Tarefa de casa: trazer um objeto da cor vermelha e mostrar para os colegas na roda de conversa do dia.
• No dia seguinte, repetir a história, destacando o encontro do peixinho com o caracol amarelo. Distribuir uma folha com o desenho de um caracol e pedacinhos de papel amarelo recortado. As crianças devem colar os papeizinhos, preenchendo o desenho.
• Tarefa de casa: trazer um objeto da cor amarela e mostrar para os colegas na roda de conversa do dia.
• E, assim, sucessivamente, realizar atividades, com as cores dos outros personagens que vão aparecendo na história: estrela do mar alaranjada, tartaruga verde, baleia azul e polvo roxo,
• No final da história:
– Peixinho branco, esta é a sua mãe!
O pequeno peixe branco olha para ela e sorri.
Minha mãe tem todas as cores do arco-íris!
As crianças recebem o desenho de um peixe e colam papeis de todas as cores já trabalhadas nos dias anteriores.
• Atividade no parque com brinquedos em formato de peixe, caranguejo, tartaruga, etc.
• Confeccionar os personagens da história com massinha ou argila.
|