Descrição das experiências propostas
Estratégia I – Roda de Leitura
Apresente a capa do livro, informe autor(a), ilustrador(a) e tradutor(a), se houver, questionando se as crianças sabem qual o papel de cada um na produção de um livro. Indague, também, sobre o(s) personagem(ns) e conteúdo da história, deixando que expressem oralmente suas hipóteses e pressuposições sobre a obra, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre os leitores e o texto.
Leia, com boa entonação, e a cada página mostre as ilustrações, entre outras abordagens que achar pertinentes. Nessa faixa etária, espera-se que as crianças já tenham adquirido o hábito da leitura. Desta forma, a Roda de Leitura já deve ser uma prática familiar aos alunos. Com todas as crianças, juntas, sentadas em círculo, incentivamos o senso de pertencimento ao grupo, estreitando laços e possibilitamos, também, o desenvolvimento de competências socioemocionais ao abordarmos diferentes sentimentos e virtudes, tais como: colocar-se no lugar da personagem, gerando empatia, autonomia, autoconfiança, imaginação, respeito a diferentes culturas, entre outros.
Ao longo da Roda de Leitura, o(a) professor(a), pode explorar, com os alunos, os seguintes aspectos:
* A capa do livro selecionado;
* Identificar personagens, enredo, tempo e espaço da história;
* Identificar ilustrações, cenários, enredo;
* Questionar os alunos sobre a obra, possibilitando que levantem hipóteses sobre a mesma, tanto sobre o conteúdo quanto sobre o gênero;
* Oportunizar que leiam ou recontem os trechos que mais gostaram;
* Incentivar a escuta atenta quando o(a) professor(a) ou colegas estejam compartilhando a leitura ou suas impressões sobre a obra;
* As sensações, emoções e impressões despertadas nos pares.
Habilidades (BNCC): EF69LP15, EF69LP19, EF69LP44, EF69LP46, EF67LP23, EF69LP55 e EF69LP56
Estratégia II – Sala de aula invertida
A Sala de Aula Invertida é uma metodologia ativa que possibilita maior participação e envolvimento do aluno no processo de aquisição da aprendizagem. Para tanto precisamos organizar todo processo, pensando no passo a passo antes, durante e depois da aula.
Nesse caso, a temática será o Coleção Cultura Indígena: Idiomas Tupi, os Macro-Jê, os Aruak e os Karib, porém, em vez do(a) professor(a) ser o “transmissor” do conhecimento, ele atuará mediando todo processo. O aluno deixa a postura passiva de mero receptor e ouvinte, participando ativamente da construção de saberes sobre a temática, assumindo o papel de protagonista do seu aprendizado.
Antes da aula
O(A) professor(a) precisa disponibilizar os recursos didáticos de diferentes formas para que o estudante possa ler, pesquisar e estudar o tema. Desta forma é importante preparar, com antecedência, o conteúdo a ser disponibilizado aos alunos, dando-lhes alguns dias para acessar todo o material oferecido. Vejamos algumas possibilidades:
* Links de páginas e sites confiáveis sobre o assunto;
* Reportagens sobre a temática;
* Documentários sobre o povo a ser estudado;
* A obra literária “Coleção Cultura Indígena: Idiomas Tupi, os Macro-Jê, os Aruak e os Karib”
É importante orientar os estudantes a anotar as informações principais, dúvidas e questionamentos para o momento da aula.
Durante a aula
É importante ter um feedback, em relação aos materiais estudados, que pode ser por meio de pequenas explanações dos alunos sobre o que aprenderam. Aproveite também para esclarecer as dúvidas, cerificando-se que todos tenham entendido e aprendido novas informações sobre o tema proposto.
Com antecedência, os alunos podem ser divididos em grupos para que até o dia da apresentação troquem informações, tirem dúvidas e contribuam uns com os outros. Se possível, grupos em redes sociais podem ser criados para esse fim (WhatsApp, por exemplo, ou outro aplicativo).
Durante a apresentação dos grupos, o(a) professor(a) consegue acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, perceber as dificuldades e atuar, pontualmente, contribuindo para a evolução dos mesmos.
Depois da aula
Elaboração de relatórios, resumos, entre outras produções textuais e formas de registros terão a finalidade de avaliar a aprendizagem dos alunos. A partir desse feedback, o professor poderá decidir como será a próxima aula e se será possível partir para novos conteúdos.
É importante ressaltar que, além do desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, essa estratégia também contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais como a autogestão, argumentação e habilidades de relacionamento.
Habilidades (BNCC): EF69LP11, EF69LP15, EF69LP19, EF69LP44, EF69LP46, EF69LP55, EF69LP56, EF89LP24, EF89LP25, EF89LP27 e EF89LP28
Estratégia III - Tertúlia Literária Dialógica
Contextos prévios
Que tal trabalhar as obras propostas por meio de uma Tertúlia Literária Dialógica?
As Tertúlias Literárias Dialógicas consistem numa prática de leitura em que os leitores discutem, dialogam e trocam experiências, a partir de uma obra lida. Desta forma uns aprendem com os outros por meio do compartilhamento de saberes, sempre priorizando o diálogo, o respeito e a empatia.
Normalmente, são feitas com os clássicos da literatura universal, mas aqui faremos uma adaptação para trabalharmos com a obra “Nelson Mandela”.
Vejamos o passo a passo para realizar uma Tertúlia Literária Dialógica:
Defina o Moderador do Grupo
Inicialmente, o mediador deve ser o professor para conduzir o grupo, organizando as etapas para a realização da Tertúlias, bem como os turnos de palavra durante os encontros. Gradativamente, o(a) professor(a) pode incentivar o protagonismo das crianças para que a cada encontro, alguém possa ser o moderador.
Seleção do trecho/ capítulo a ser lido previamente por todos os participantes
Para a realização da Tertúlia Literária Dialógica, todos os alunos devem ler o trecho ou capítulo combinado, com antecedência. A leitura é feita individualmente, em casa. Por isso é importante dosar o prazo para a leitura de maneira que, no dia combinado, todos tenham atendido esse propósito.
Destacar os trechos a serem compartilhados
Durante a leitura do trecho combinado, o aluno deve destacar a parte que gostaria de compartilhar com os colegas. Desta forma, é importante praticar a leitura para que no dia da Tertúlia todos ouçam e entendam o trecho que será lido por ele.
Defina o espaço
Pensando no perfil da turma, escolham o espaço onde acontecerão as Tertúlias. Pode ser na própria sala de aula, na biblioteca, no pátio ou em outro local da escola que acharem propício para a realização dessa dinâmica.
Defina datas e horários
As Tertúlias poderão ser semanais ou quinzenais para abordar os trechos lidos. Ter dia e horário marcados, como um evento, valoriza a Tertúlia e cria um compromisso, contribuindo para a valorização da leitura.
Importante: Para ninguém se esquecer, criem um cartaz com a data e local das Tertúlias e deixem no mural da sala de aula.
Com tudo organizado, realize a Tertúlia Literária Dialógica:
Turno de Palavras
No dia, local e horário marcados, é realizada a Tertúlia. O moderador convida os alunos que gostariam de se inscrever para o Turno de Palavras. É aconselhável limitar o número de inscritos para que a cada turno de palavras, os colegas também possam fazer comentários sobre o trecho selecionado. Por meio dos comentários, os demais podem trazer contribuições sobre o trecho lido, ocorrendo uma interpretação dialogada do texto e todos aprendem juntos.
O Turno de Palavras pode ser organizado por meio de um cartaz onde são colocados os nomes dos alunos que se inscreveram e, conforme os comentários forem acontecendo, o nome dos alunos que contribuíram a cada trecho também pode ser registrado. Veja o modelo:
Turno de palavras |
Inscrições para leitura |
Comentários |
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Habilidades (BNCC): EF69LP11, EF69LP15, EF69LP19, EF69LP44, EF69LP46, EF69LP55, EF69LP56, EF89LP27 e EF89LP33
Estratégia IV – Registros
Os alunos podem ser estimulados para que realizem as seguintes produções referentes as obras: resumos, resenhas críticas, vídeo, vídeo-minuto, histórias em quadrinhos, entre outras possibilidades.
Nessa faixa etária é importante que os estudantes planejem seus textos, elaborem roteiros, escrevam com calma e atenção, relendo e revisando suas produções preocupando-se com o conteúdo, ortografia e pontuação, suporte, esfera de circulação e leitor pretendido.
Também é importante criar oportunidades onde os alunos possam utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos, tais como: vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts, fanpages, posts em fanpages, postagens literárias no feed de notícias, usando figuras, gifs, emojis e memes, entre outras possibilidades.
Registros fotográficos, vídeos da interação dos alunos e análise de suas produções textuais, durante as etapas propostas podem contribuir para a documentação pedagógica do professor(a), possibilitando o acompanhamento da evolução dos mesmos durante o processo educativo e, consequentemente, realizando as intervenções necessárias para o desenvolvimento dos estudantes.
Habilidades (BNCC): EF69LP07, EF69LP08, EF69LP37, EF6946, EF69LP51, EF69LP56, EF89LP02, EF89LP24, EF89LP25 e EF89LP26
O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?
Veja algumas das Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que podem ser desenvolvidas, gradativamente, através das atividades propostas:
* Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
* Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
* Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
* Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente aquestões do mundo contemporâneo.
* Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar depráticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
* Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação deforma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
Habilidades
Com as estratégias sugeridas podemos desenvolver as seguintes Habilidades de Língua Portuguesa:
Habilidades de Língua Portuguesa - 6º ao 9º ano
EF69LP07 – Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação –, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e acolaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/alterando efeitos, ordenamentos etc.
EF69LP08 – Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigode opinião, dentre outros, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
EF69LP11 – Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
EF69LP15 – Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.
EF69LP19 – Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.
EF69LP37 – Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto deprodução, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
EF69LP44 – Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
EF69LP46 – Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música, etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.
EF69LP51 – Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
EF69LP55 – Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
EF69LP56 – Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
Habilidades de Língua Portuguesa – 8º e 9º anos
EF89LP02 – Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
EF89LP24 – Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.
EF89LP25 – Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.
EF89LP26 – Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.
EF89LP27 – Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
EF89LP28 – Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações etc.
EF89LP33 – Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |