Descrição das experiências propostas
Estratégia I – Roda de Leitura
Apresente a capa do livro, informe autor(a), ilustrador(a) e tradutor(a), se houver, questionando se as crianças sabem qual o papel de cada um na produção de um livro. Indague, também, sobre o(s) personagem(ns) e conteúdo da história, deixando que expressem oralmente suas hipóteses e pressuposições sobre a obra, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre os leitores e o texto.
Leia, com boa entonação, e a cada página mostre as ilustrações, entre outras abordagens que achar pertinentes. Nessa faixa etária, espera-se que as crianças já tenham adquirido o hábito da leitura. Desta forma, a Roda de Leitura já deve seruma prática familiar aos alunos. Com todas as crianças, juntas, sentadas em círculo, incentivamos o senso de pertencimento ao grupo, estreitando laços e possibilitamos, também, o desenvolvimento de competências socioemocionais ao abordarmos diferentes sentimentos e virtudes, tais como: colocar-se no lugar da personagem, gerando empatia, autonomia, autoconfiança, imaginação, respeito a diferentes culturas, entre outros.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP09, EF35LP01, EF35LP03 e EF35LP21
Estratégia II - Tertúlia Literária Dialógica
Contextos prévios
Que tal trabalhar as obras propostas por meio de uma Tertúlia Literária Dialógica? As Tertúlias Literárias Dialógicas consistem numa prática de leitura em que os leitores discutem, dialogam e trocam experiências, a partir de uma obra lida. Desta forma uns aprendem com os outros por meio do compartilhamento de saberes, sempre priorizando o diálogo, o respeito e a empatia.
Normalmente são feitas com os clássicos da literatura universal, mas aqui faremos uma adaptação para trabalharmos com as obras “Mamãe Baobá”, “Coleção Cultura Indígena: Guerra do Caju, Bakairi, Karajá, Kayapó, Pataxó” e “Curiosidades sobre o Japão”.
Vejamos o passo a passo para realizar uma Tertúlia Literária Dialógica:
Defina o Moderador do Grupo
Inicialmente, o mediador deve ser o professor para conduzir o grupo, organizando as etapas para a realização da Tertúlias, bem como os turnos de palavra durante os encontros. Gradativamente, o(a) professor(a) pode incentivar o protagonismo das crianças para que a cada encontro, alguém possa ser o moderador.
Seleção do trecho/ capítulo a ser lido previamente por todos os participantes
Para a realização da Tertúlia Literária Dialógica, todos os alunos devem ler o trecho ou capítulo combinado, com antecedência. A leitura é feita individualmente, em casa. Por isso é importante dosar o prazo para a leitura de maneira que, no dia combinado, todos tenham atendido esse propósito.
Destacar os trechos a serem compartilhados
Durante a leitura do trecho combinado, o aluno deve destacar a parte que gostaria de compartilhar com os colegas. Desta forma, é importante praticar a leitura para que no dia da Tertúlia todos ouçam e entendam o trecho que será lido por ele.
Defina o espaço
Pensando no perfil da turma, escolham o espaço onde acontecerão as Tertúlias. Pode ser na própria sala de aula, na biblioteca, no pátio ou em outro local da escola que acharem propício para a realização dessa dinâmica.
Defina datas e horários
As Tertúlias poderão ser semanais ou quinzenais para abordar os trechos lidos. Terdia e horário marcados, como um evento, valoriza a Tertúlia e cria um compromisso, contribuindo para a valorização da leitura.
Importante: Para ninguém se esquecer, criem um cartaz com a data e local dasTertúlias e deixem no mural da sala de aula.
Com tudo organizado, realize a Tertúlia Literária Dialógica:
Turno de Palavras
No dia, local e horário marcados, é realizada a Tertúlia. O moderador convida os alunos que gostariam de se inscrever para o Turno de Palavras. É aconselhável limitar o número de inscritos para que a cada turno de palavras, os colegas também possam fazer comentários sobre o trecho selecionado. Por meio dos comentários, os demais podem trazer contribuições sobre o trecho lido, ocorrendo uma interpretação dialogada do texto e todos aprendem juntos.
O Turno de Palavras pode ser organizado por meio de um cartaz onde são colocados os nomes dos alunos que se inscreveram e, conforme os comentários forem acontecendo, o nome dos alunos que contribuíram a cada trecho também pode ser registrado. Veja o modelo:
Turno de palavras |
Inscrições para leitura |
Comentários |
|
|
Ao longo da Roda de Leitura e da Tertúlia Literária Dialógica, o(a) professor(a), pode explorar, com os alunos, os seguintes aspectos:
* A capa dos livros a serem trabalhados;
* Identificar personagens, enredo, tempo e espaço da história;
* Identificar ilustrações, cenários, onde se passaram as histórias;
* Questionar os alunos sobre as obras, possibilitando que levantem hipóteses sobre as mesmas, tanto sobre o conteúdo quanto sobre o gênero;
* Oportunizar que leiam ou recontem os trechos que mais gostaram;
* Incentivar a escuta atenta quando o(a) professor(a) ou colegas estejam compartilhando suas impressões sobre a obra;
* As sensações, emoções e impressões despertadas nas crianças.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP18, EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP18 e EF35LP21
3ª Etapa – Registros
As crianças podem ser estimuladas para que realizem a escrita e reescrita das histórias lidas. No caso de textos muito longos, o ideal é pedir a reescrita da parte final da história. Nessa faixa etária é importante que as crianças planejem seus textos, escrevam com calma e atenção, relendo e revisando suas produções preocupando-se com conteúdo, ortografia e pontuação. Registros fotográficos, vídeos da interação das crianças e análise de suas produções textuais, durante as etapas propostas, também podem contribuir para a documentação pedagógica do professor(a), possibilitando o acompanhamento da evolução das crianças durante o processo educativo e, consequentemente, as intervenções necessárias para o desenvolvimento das mesmas.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP06; EF15LP07, EF15LP09, EF15LP19, EF35LP07 e EF35LP09
O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?
Veja algumas das Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que podem ser desenvolvidas, gradativamente, através das atividades propostas:
* Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
* Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
* Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
* Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
* Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interessese projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
* Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Habilidades
Com as dinâmicas “Roda de Leitura” e “Tertúlia Literária Dialógica” podemos desenvolver as seguintes Habilidades de Língua Portuguesa:
Habilidades de Língua Portuguesa – 1º ao 5º ano
EF15LP02 – Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.),confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP06 – Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e acolaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
EF15LP07 – Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com aajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
EF15LP09 – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP18 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP19 – Recontar, oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Habilidades de Língua Portuguesa – 3º ao 5º ano
EF35LP01 – Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
EF35LP02 – Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
EF35LP03 – Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas emenumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
EF35LP09 – Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
EF35LP18 – Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF35LP21 – Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.https://www.niase.ufscar.br/equipe/tertulias-dialogicas/tecnicos-administrativos |