Descrição das experiências propostas
1ª Etapa – Roda de Leitura
Apresente a capa do livro, informe autor(a), ilustrador(a) e tradutor(a), se houver, questionando se as crianças sabem qual o papel de cada um na produção de um livro. Indague, também, sobre o(s) personagem(ns) e conteúdo da história, deixando que expressem oralmente suas hipóteses e pressuposições sobre a obra, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre os leitores e o texto.
Leia, com boa entonação, e a cada página mostre as ilustrações, entre outras abordagens que achar pertinentes. Nessa faixa etária, espera-se que as crianças já tenham adquirido o hábito da leitura. Desta forma, a Roda de Leitura já deve ser uma prática familiar aos alunos. Com todas as crianças, juntas, sentadas em círculo, incentivamos o senso de pertencimento ao grupo, estreitando laços e possibilitamos, também, o desenvolvimento de competências socioemocionais ao abordarmos diferentes sentimentos e virtudes, tais como: colocar-se no lugar da personagem, gerando empatia, autonomia, autoconfiança, imaginação, respeito a diferentes culturas, entre outros.
A Roda de Leitura é uma estratégia que pode ser aplicada no Clube do Livro que veremos a seguir.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP09, EF35LP01, EF35LP03 e EF35LP21
2ª Etapa – Contextos prévios
Que tal trabalhar as obras propostas por meio de um Clube do Livro?
Passo a passo para criar um Clube do Livro:
Defina o Mediador do Grupo
Inicialmente, o mediador deve ser o professor para conduzir o grupo, organizandoas etapas para a implantação do grupo, bem como os turnos de palavra durante os encontros. Gradativamente, o(a) professor(a) pode incentivar o protagonismo das crianças para que a cada encontro, alguém possa ser o mediador.
Estipule a quantidade de participantes
Para uma boa troca de ideias e impressões sobre a obra selecionada, o ideal é que ogrupo não seja muito grande. Assim, a turma pode ser dividida em dois ou mais grupos, conforme o(a) professor(a) julgar mais adequado para uma melhor participação dos alunos.
Defina o espaço
Pensando no perfil da turma, escolham o espaço onde acontecerão os encontros do clube. Pode ser na própria sala de aula, na biblioteca, no pátio ou outro local da escola que acharem interessante. Que tal tentar promover um encontro ao final da leitura da obra, reunindo todos os clubes, para expressarem suas impressões sobre a leitura e sobre a experiência do Clube da Leitura? Ou ainda promover um encontro on-line, se possível!?
Defina datas e horários
Os encontros poderão ser semanais ou quinzenais para conversar sobre os trechos lidos, progredindo juntos na leitura. Ou, quem sabe, mensais para a discussão da obra na íntegra. Depende de como a turma está evoluindo ao longo da proposta.Ter dia e horário marcado, como um evento, valoriza a dinâmica e cria um compromisso, contribuindo para a valorização da leitura.
Importante: Para ninguém se esquecer, criem um cartaz com a data e local dos encontros do Clube do Livro e deixem no mural da sala de aula.
Materiais
As obras que serão trabalhadas, cartolina, canetas hidrocor coloridas, fita crepe.
Clube do Livro
Criar um Clube do Livro é uma forma criativa de incentivar a leitura, traçando metas e criando um compromisso dos participantes para que, a cada encontro, tenham lido a obra e possam participar da troca de ideias e impressões sobre o que leram.
As crianças podem ler o livro, coletivamente, em sala ou levar para casa. A leitura pode ser silenciosa e, também, em voz alta, conforme for definido com os participantes, contando com a orientação do professor(a)/mediador(a).
Nos momentos de discussão sobre a obra, o mediador pode contextualizar o que foi lido com temas da atualidade e trazer algumas reflexões para que os alunos expressem suas impressões sobre:
* A capa do livro lido;
* Personagens, enredo, tempo e espaço da história;
* Ilustrações, cenários, onde se passaram as histórias;
* Hipóteses levantadas sobre as obras, tanto sobre o conteúdo quanto sobre o gênero.
Oportunizar que os alunos leiam ou recontem os trechos que mais gostaram. Incentivando a escuta atenta dos demais, também se configura numa possibilidade para que os alunos expressem as sensações, emoções e impressões despertadas pela leitura, além de contribuir para o desenvolvimento de valores como respeito e empatia pelos colegas.
Para se tornar um espaço democrático, pode ser feita uma votação para saber qual será a obra lida a cada vez. Ao término da leitura das obras propostas “Thandi não desiste”, “Coleção Cultura Indígena: Sateré Mawé e o Guaraná” e “Dolores a menina espanhola”, a prática do Clube do Livro pode continuar com outras obras do acervo da escola, conforme o interesse da turma e o desejo do(a) professor(a).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP18, EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP18 e EF35LP21
3ª Etapa – Registros
As crianças podem ser estimuladas para que realizem a escrita de frases, legendas e reescrita das histórias lidas. No caso de textos longos, o ideal é pedir a reescrita da parte final da história. Nessa faixa etária é importante que as crianças planejem seus textos, escrevam com calma e atenção, relendo e revisando suas produções, preocupando-se com o conteúdo, ortografia e pontuação.
Registros fotográficos, vídeos da interação das crianças e análise de suas produções textuais, durante as etapas propostas, também podem contribuir para a documentação pedagógica do professor(a), possibilitando o acompanhamento da evolução das crianças durante o processo educativo e, consequentemente, as intervenções necessárias para o desenvolvimento das mesmas.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP06; EF15LP07, EF15LP09, EF15LP19, EF35LP07 e EF35LP09
O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?
Veja algumas das Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que podem ser desenvolvidas, gradativamente, através das atividades propostas:
* Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
* Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
* Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
* Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
* Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interessese projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
* Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Habilidades
Com as dinâmicas “Clube do Livro” e a “Roda de Leitura” podemos desenvolver as seguintes Habilidades de Língua Portuguesa:
Habilidades de Língua Portuguesa – 1º ao 5º ano
EF15LP02 – Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP06 – Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
EF15LP07 – Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
EF15LP09 – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP18 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP19 – Recontar, oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Habilidades de Língua Portuguesa – 3º ao 5º ano
EF35LP01 – Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
EF35LP02 – Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
EF35LP03 – Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
EF35LP09 – Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
EF35LP18 – Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF35LP21 – Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |