Descrição das experiências propostas Apresente a capa do livro, indague as crianças sobre o(s) personagem(ns) da história, deixando que falem e apontem com o dedinho. Leia, com boa entonação, e a cada página mostre as ilustrações, reproduza sons ou movimentos realizados pelos animais, ou outros personagens, incentivando as crianças a participarem também, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre o texto e os leitores. Nessa faixa etária, espera-se que as crianças já tenham adquirido o hábito da leitura, mas ainda assim é possível que alguns alunos tenham dificuldade para se concentrar. Desta forma, sugerimos que a obra seja lida em diferentes momentos, abrangendo diferentes grupos de crianças até que todas possam ter acesso à leitura do livro. Também é uma ótima estratégia ler por vários dias a mesma obra, pois crianças, nessa faixa etária, adoram a repetição. Qual professor(a) ao término de uma história já não ouviu: “de novo!”, não é mesmo? A repetição garante às crianças a previsibilidade, fazendo com que se sintam mais seguras e confortáveis, afinal já conhecem o texto. Além disso, a cada vez que ouvem a mesma história, conseguem observar outros detalhes do texto e das ilustrações, havendo uma ampliação e aprofundamento do conhecimento adquirido. Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI02EF03, EI02EF04 e EI02EF08 3ª Etapa – Registros As crianças podem ser estimuladas para que realizem o reconto das histórias e para que registrem traços gráficos com diferentes riscantes e suportes durante o processo de desenvolvimento do projeto. Possibilite, também, o contato com diferentes texturas e cores, por meio de areia colorida e massinha de modelar para que as crianças possam se expressar. Além disso, registros fotográficos e vídeos da interação das crianças durante as etapas propostas podem contribuir para a documentação pedagógica do professor(a), contribuindo para a análise da evolução das crianças durante o processo educativo. Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI02CG05, EI02TS02 e EI02EF09 O que diz a BNCC sobre as experiências propostas? Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil Através desta proposta poderão ser desenvolvidos os seguintes Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: * Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. * Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. * Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. * Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Com a dinâmica “Pé de Livros” e a “Roda de Leitura” podemos desenvolver os seguintes Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: O eu, o outro e o nós EI02EO03 – Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. EI02EO04 – Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. EI02EO06 – Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. Corpo, gestos e movimentos EI02CG01 – Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. EI02CG05 – Desenvolver, progressivamente, as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Traços, sons, cores e formas EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas evolumes ao criar objetos tridimensionais. Escuta, fala, pensamento e imaginação EI02EF01 – Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. EI02EF03 – Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). EI02EF04 – Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. EI02EF05 – Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. EI02EF07 – Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais. EI02EF08 – Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.). EI02EF09 – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações EI02ET03 – Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. EI02ET07 – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
Clique na imagem abaixo e acesse o Manual do Professor em PDF