Guia de Atividades 3 anos

O leão faz aniversário
Lenda do Milho
Omar e Ali






 

Descrição das experiências propostas


Contextos prévios

Antes do início da aula, amarre fitas, elásticos ou espirais plásticos nos galhos da árvore escolhida para simular um pé de livros. Amarre a ponta desses elementos nos livros de forma que possam ser retirados, se necessário, para o manuseio das crianças. Estique tapetes, lençóis, mantas e almofadas para que as crianças possam sentar-se confortavelmente. Se na sua escola não houver árvore, é possível criar uma árvore com papelão ou, ainda, outros recursos poderão ser adotados.


Materiais
Fitas coloridas, elásticos ou espirais plásticos; lençóis, mantas, tapetes e almofadas; e os livros a serem explorados.


1ª Etapa – Pé de livros

Ler, ouvir, contar, compreender, interpretar, criar, imaginar, aprender são alguns dos verbos acionados quando lemos. Desta forma, que tal apresentar as obras “O leão faz aniversário”; “Lenda do Milho” e “Omar e Ali”, por meio de um contexto de aprendizagem convidativo e acolhedor?

Esta dinâmica consiste na montagem de um simples cenário com fitas, elásticos ou espirais plásticos para pendurar os livros, a fim de que as crianças possam observá-los, manuseá-los e folheá-los, sentados à sombra de uma árvore. Essa estratégia pode ser feita com uma obra de cada vez e, ao final da exploração de todas as obras, expondo todos os títulos com a mesma finalidade. Garanta que todas as crianças sejam posicionadas de forma que possam interagir com os colegas emanipular os livros.

Ao longo da experiência, o(a) professor(a), pode explorar os seguintes aspectos:

* A capa dos livros a serem trabalhados;
* Identificar personagens que aparecem na história, apontando com o dedinho;
* Identificar cenários, locais onde se passarão as histórias;
* Questionar os alunos sobre as obras, possibilitando que levantem hipóteses sobre as mesmas;
* Estimule a interação entre os pares, deixando que mostrem o livro e conversem com os pares;
* Contar, quantificar quantos livros fazem parte do Pé de Livros;
* O cuidado, modo de segurar e folhear o livro;
* As sensações, emoções e impressões despertadas nas crianças.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI02EO03, EI02EO04, EI02EO06, EI02CG01, EI02EF01, EI02EF05, EI02EF07, EI02ET03 e EI02ET07


2ª Etapa – Roda de Leitura

Em roda, cante uma cantiga introdutória antes da leitura do livro ou realize outra estratégia, que esteja acostumado(a), para despertar o interesse das crianças pequenas para o momento da leitura.

Apresente a capa do livro, indague as crianças sobre o(s) personagem(ns) da história, deixando que falem e apontem com o dedinho. Leia, com boa entonação, e a cada página mostre as ilustrações, reproduza sons ou movimentos realizados pelos animais, ou outros personagens, incentivando as crianças a participarem também, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre o texto e os leitores.
Nessa faixa etária, espera-se que as crianças já tenham adquirido o hábito da leitura, mas ainda assim é possível que alguns alunos tenham dificuldade para se concentrar. Desta forma, sugerimos que a obra seja lida em diferentes momentos, abrangendo diferentes grupos de crianças até que todas possam ter acesso à leitura do livro.

Também é uma ótima estratégia ler por vários dias a mesma obra, pois crianças, nessa faixa etária, adoram a repetição. Qual professor(a) ao término de uma história já não ouviu: “de novo!”, não é mesmo? A repetição garante às crianças a previsibilidade, fazendo com que se sintam mais seguras e confortáveis, afinal já conhecem o texto. Além disso, a cada vez que ouvem a mesma história, conseguem observar outros detalhes do texto e das ilustrações, havendo uma ampliação e aprofundamento do conhecimento adquirido.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI02EF03, EI02EF04 e EI02EF08


3ª Etapa – Registros

As crianças podem ser estimuladas para que realizem o reconto das histórias e para que registrem traços gráficos com diferentes riscantes e suportes durante o processo de desenvolvimento do projeto. Possibilite, também, o contato com diferentes texturas e cores, por meio de areia colorida e massinha de modelar para que as crianças possam se expressar.

Além disso, registros fotográficos e vídeos da interação das crianças durante as etapas propostas podem contribuir para a documentação pedagógica do professor(a), contribuindo para a análise da evolução das crianças durante o processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI02CG05, EI02TS02 e EI02EF09


O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

Através desta proposta poderão ser desenvolvidos os seguintes Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

* Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
* Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
* Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
* Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Com a dinâmica “Pé de Livros” e a “Roda de Leitura” podemos desenvolver os seguintes Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

O eu, o outro e o nós
EI02EO03 – Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02EO04 – Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02EO06 – Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

Corpo, gestos e movimentos
EI02CG01 – Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
EI02CG05 – Desenvolver, progressivamente, as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Traços, sons, cores e formas
EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas evolumes ao criar objetos tridimensionais.

Escuta, fala, pensamento e imaginação
EI02EF01 – Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF03 – Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI02EF04 – Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI02EF05 – Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
EI02EF07 – Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
EI02EF08 – Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
EI02EF09 – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
EI02ET03 – Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
EI02ET07 – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.


 


 

Clique na imagem abaixo e acesse o Manual do Professor em PDF