Descrição das experiências propostas
Contextos prévios I
Organize, previamente, um varal resistente e pendure os livros, dentro de sacos plásticos para não estragar, com prendedores coloridos ou decorados. Escolha um local com sombras de árvores para que as crianças possam se sentar. Cada criança terá o seu exemplar para manusear, folhear e ler.
Materiais
Cordão comprido e resistente para fazer o varal, sacos plásticos, prendedores coloridos ou decorados e os livros a serem explorados.
1ª Etapa – Varal Literário
Ler pode inspirar, emocionar, desenvolver a criatividade, a imaginação, a criticidade,entre outros. Desta forma, que tal apresentar as obras “Amanhã, a Hiena vem para o jantar”, “Lenda do Diamante” e “A Holanda e seus encantos”, por meio de um contexto de aprendizagem onde as crianças são apresentadas às obras em um grande varal literário?
Essa dinâmica consiste em proporcionar às crianças a apresentação das obras por meio de um varal onde elas estarão expostas. As crianças poderão recolher do varal o livro escolhido para ler, podendo agrupar-se com alguns colegas e interagir comos mesmos sobre a obra escolhida. Após a exploração das obras propostas, adinâmica pode ser encerrada com a brincadeira Batata Quente Literária.
Contextos prévios II
Providencie, antecipadamente, um livro oco, onde algumas questões possam ser colocadas, para a realização da brincadeira Batata Quente Literária.
Materiais
Caixa simulando um livro de capa dura, mas sem conteúdo, ou seja, oco; tiras de papéis coloridos ou post-its, caneta ou canetinha hidrocor.
Sugestões de questões
Box
Qual livro você escolheu do varal? O que te motivou a escolher esse livro?
Mostre o livro que você escolheu. Conte aos seus amigos o título do livro, autor(a), ilustrador(a), tradutor(a) se houver. Você gostou do livro que escolheu?
Qual livro você escolheu? Mostre aos colegas. Qual o trecho que você mais gostou? Conte para eles
Qual o livro escolhido? Apresente aos colegas. Qual a ilustração que você mais gostou?
Você gostou de conhecer novos livros por meio do varal literário? Por quê? Mostre seu livro aos colegas e a parte que mais chamou sua atenção.
Elaborar quantas questões julgar necessárias, desde que a brincadeira não fique cansativa.
2ª Etapa – Batata quente literária
Sentados, em círculo, a brincadeira consiste em cantar a música e passar a batata quente (livro oco com as questões dentro) para o colega do lado. No momento em que se canta “Queimou!”, aquele que estiver com a batata quente (livro) nas mãos deve abrir o livro e pegar uma filipeta com a questão. Então, a criança “queimada” lê a questão e expressa, oralmente, suas impressões sobre o que foi questionado. A brincadeira é retomada até que vários alunos possam se expressar sobre a obra literária lida. Observe a participação e interesse dos alunos e encerre a brincadeira quando achar que houve uma boa participação de todos para não se tornar uma atividade cansativa.
A brincadeira pode ser feita outras vezes para que outros alunos também possam participar, expressando-se com clareza, sendo capazes de relacionar o texto com as ilustrações e recontar trechos da história lida.
Ao longo do Varal Literário e da Batata Quente Literária, o(a) professor(a) pode explorar os seguintes aspectos:
* A capa dos livros a serem trabalhados;
* Identificar personagens, enredo, tempo e espaço da história;
* Identificar ilustrações, cenários, onde se passaram as histórias;
* Questionar os alunos sobre as obras, possibilitando que levantem hipóteses sobre as mesmas, tanto sobre o conteúdo quanto sobre o gênero;
* Oportunizar que leiam ou recontem os trechos que mais gostaram;
* Estimule a interação entre os pares, deixando que mostrem o livro e conversem entre si;
* Incentivar a escuta atenta quando o(a) professor(a) ou colegas estejam compartilhando suas impressões sobre a obra;
* As sensações, emoções e impressões despertadas nas crianças.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP18, EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP18 e EF35LP21
3ª Etapa – Roda de Leitura
Apresente a capa do livro, informe autor(a), ilustrador(a) e tradutor(a), se houver, questionando se as crianças sabem qual é o papel de cada um na produção de um livro. Indague, também, sobre o(s) personagem(ns) e conteúdo da história, deixando que expressem, oralmente, suas hipóteses e pressuposições sobre a obra, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre os leitores e o texto.
Leia, com boa entonação, e a cada página mostre as ilustrações, e outras abordagens que achar pertinentes. Nessa faixa etária, espera-se que as crianças já tenham adquirido o hábito da leitura. Desta forma, a Roda de Leitura já deve ser uma prática familiar aos alunos. Com todas as crianças, juntas, sentadas em círculo, incentivamos o senso de pertencimento ao grupo, estreitando laços e possibilitamos, também, o desenvolvimento de competências socioemocionais ao abordarmos diferentes sentimentos e virtudes, tais como: colocar-se no lugar da personagem, gerando empatia, autonomia, autoconfiança, imaginação, respeito a diferentes culturas, entre outros.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP09, EF35LP01, EF35LP03 e EF35LP21
4ª Etapa – Registros
As crianças podem ser estimuladas para que realizem a escrita de frases, legendas e reescrita das histórias lidas. No caso de textos longos, o ideal é pedir a reescrita da parte final da história. Nessa faixa etária é importante que as crianças planejem seus textos, escrevam com calma e atenção, relendo e revisando suas produções, preocupando-se com o conteúdo, ortografia e pontuação.
Registros fotográficos, vídeos da interação das crianças e análise de suas produções textuais, durante as etapas propostas, também podem contribuir para adocumentação pedagógica do professor(a), possibilitando o acompanhamento da evolução das crianças durante o processo educativo e, consequentemente, as intervenções necessárias para o desenvolvimento das mesmas.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP06, EF15LP07, EF15LP09, EF15LP19, EF35LP07 e EF35LP09
O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?
Veja algumas das Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que podem ser desenvolvidas, gradativamente, através das atividades propostas:
* Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
* Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
* Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
* Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
* Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interessese projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
* Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Habilidades
Com as dinâmicas “Varal Literário”, “Batata Quente Literária” e a “Roda de Leitura” podemos desenvolver as seguintes Habilidades de Língua Portuguesa:
Habilidades de Língua Portuguesa – 1º ao 5º ano
EF15LP02 – Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP06 – Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e acolaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
EF15LP07 – Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
EF15LP09 – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP18 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP19 – Recontar, oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Habilidades de Língua Portuguesa – 3º ao 5º ano
EF35LP01 – Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
EF35LP02 – Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
EF35LP03 – Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF35LP07 – Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
EF35LP09 – Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
EF35LP18 – Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF35LP21 – Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |