Guia de Atividades
2 anos



Lá na África
Lenda da Iara
Olha!






 

Descrição das experiências propostas


Contextos prévios

Antes do início da aula, organize a sala criando, no chão, um mar com tecidos variado sem tons de azul e verde para simular o mar. Se quiser, também, pode espalhar peixes coloridos e outros animais marinhos. Para completar espalhe as obras literárias a serem trabalhadas.

Materiais
Tecidos em tons de azul e verde, e os livros a serem explorados.

1ª Etapa – Mar de livros

Ler é uma arte e, para além do domínio da técnica de decodificação aprendida na escola, deve despertar a imaginação e a criatividade das crianças. Desta forma, que tal apresentar as obras “Lá na África”; "Lenda da Iara” e “Olha!”, por meio do Mar de Livros!?
Esta dinâmica consiste na montagem de um simples cenário com tecidos em tons de azul e verde. Nele os livros são expostos de forma que as crianças possam observá-los, manuseá-los e folheá-los, mergulhando-se na grande aventura que pode ser a leitura.
Essa estratégia pode ser feita com uma obra de cada vez e, ao final da exploração de todas as obras, expondo todos os títulos com a mesma finalidade. Garanta que todas as crianças sejam posicionadas de forma que possam interagir com os colegas e manipular os livros.

Ao longo da experiência, o(a) professor(a), pode explorar os seguintes aspectos:
* A capa dos livros a serem trabalhados;
* Identificar personagens que aparecem na história, apontando com o dedinho;
* Identificar cenários, locais onde se passarão as histórias;
* Questionar os alunos sobre as obras, possibilitando que levantem hipóteses sobre as mesmas;
* Estimule a interação entre os pares, deixando que mostrem o livro e conversem com os pares;
* Contar, quantificar quantos livros fazem parte do Mar de Livros;
* O cuidado, modo de segurar e folhear o livro;
* As sensações, emoções e impressões despertadas nas crianças.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI02EO03, EI02EO04, EI02EO06, EI02CG01, EI02EF01, EI02EF05, EI02EF07, EI02ET03 e EI02ET07


2ª Etapa – Roda de leitura

Em roda, cante uma cantiga introdutória antes da leitura do livro ou realize outra estratégia, que esteja acostumado(a), para despertar o interesse dos bebês para o momento da leitura.
Apresente a capa do livro, indague as crianças sobre o(s) personagem(ns) da história,deixando que falem/balbuciem e apontem com o dedinho. Leia, com boa entonação,e a cada página mostre as ilustrações, reproduza sons ou movimentos realizados pelos animais, incentivando as crianças a participarem também, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre o texto e os leitores.Considerando a idade dos bebês, é provável que não consiga realizar a roda com todos os alunos por uma série de motivos (troca de fraldas, soninho, banho, tempo de concentração, entre outros). Desta forma, a obra pode ser lida em diferentes momentos, abrangendo diferentes grupos até que todos possam ter acesso à leitura do livro.
Também é uma ótima estratégia ler por vários dias a mesma obra, pois crianças nessa faixa etária adoram a repetição. Qual professor(a) ao término de uma história já não ouviu: “de novo!”, não é mesmo? A repetição garante às crianças a previsibilidade, fazendo com que se sintam mais seguras e confortáveis, afinal já conhecem o texto. Além disso, a cada vez que ouvem a mesma história, conseguem observar outros detalhes do texto e das ilustrações, havendo uma ampliação e aprofundamento do conhecimento adquirido.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI02EF03, EI02EF04 e EI02EF08


3ª Etapa – Registros

As crianças podem ser estimuladas para que realizem o reconto das histórias e paraque registrem traços gráficos com diferentes riscantes e suportes durante o processo de desenvolvimento do projeto. Possibilite também o contato com diferentes texturas e cores, por meio de areia colorida e massinha de modelar paraque as crianças possam se expressar.
Além disso, registros fotográficos e vídeos da interação das crianças durante as etapas propostas podem contribuir para a documentação pedagógica do(a) professor(a), contribuindo para a constatação da evolução das crianças durante o processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI02CG05, EI02TS02 e EI02EF09


O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

Por meio desta proposta poderão ser desenvolvidos os seguintes Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

* Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;
* Brincar, cotidianamente, de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais;
* Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;
* Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Com a dinâmica “Mar de Livros” e a “Roda de Leitura” podemos desenvolver os seguintes Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

O eu, o outro e o nós
EI02EO03 – Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02EO04 – Comunicar-se com os colegas e com os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02EO06 – Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

Corpo, gestos e movimentos
EI02CG01 – Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
EI02CG05 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Traços, sons, cores e formas
EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Escuta, fala, pensamento e imaginação
EI02EF01 – Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF03 – Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI02EF04 – Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI02EF05 – Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
EI02EF07 – Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
EI02EF08 – Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
EI02EF09 – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
EI02ET03 – Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
EI02ET07 – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.