Descrição das experiências propostas
Contextos prévios
Quem é que não gosta de participar de um piquenique!? Então, organize, previamente, montando uma caixa, simulando uma cesta, e coloque os livros. Não se esqueça de uma toalha grande. Deixe no centro do local escolhido para que as crianças possam formar um círculo ao redor, de maneira que possam ter acesso aos livros e interagir com professor(a) e colegas. Cada criança terá o seu exemplar para manusear, folhear e ler. Após o Piquenique Literário, para finalizar, realize um piquenique com alimentos simples que a merendeira da escola possa fazer ou que as crianças possam trazer de casa, tais como: pipoca, bolo, suco e frutas.
Materiais
Cesta de piquenique, uma toalha grande, os livros do projeto, alimentos para o piquenique final (pipoca, bolo, suco, frutas).
1ª Etapa – Piquenique Literário
Ler pode inspirar, emocionar, desenvolver a criatividade, a imaginação, entre outros. Desta forma, que tal apresentar as obras “Odo”; “Lenda do Pequi” e “Uma maravilhosa viagem pela Alemanha”, por meio de um contexto de aprendizagem onde as crianças são convidadas a degustar a leitura de tais obras?
Essa dinâmica consiste em proporcionar às crianças um Piquenique Literário onde, após degustarem cada livro, descobrirão que ler é uma delícia, literalmente. Após a exploração das obras propostas, a dinâmica pode ser encerrada com um lanche contendo pipoca, bolo, suco e frutas.
Ao longo da experiência, o(a) professor(a), pode explorar os seguintes aspectos:
* A capa dos livros a serem trabalhados;
* Identificar personagens, enredo, tempo e espaço da história;
* Identificar ilustrações, cenários, onde se passarão as histórias;
* Questionar os alunos sobre as obras, possibilitando que levantem hipóteses sobreas mesmas, tanto sobre o conteúdo quanto pelo gênero;
* Estimule a interação entre os pares, deixando que mostrem o livro e conversem entre si;
* As sensações, emoções e impressões despertadas nas crianças.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP18 e EF12LP02
2ª Etapa – Roda de Leitura
Apresente a capa do livro, informe autor(a), ilustrador(a) e tradutor(a), se houver, questionando se as crianças sabem qual é o papel de cada um na produção de um livro. Indague também sobre o(s) personagem(ns) e conteúdo da história, deixando que expressem, oralmente, suas hipóteses e pressuposições sobre a obra, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre os leitores e o texto.
Leia, com boa entonação, e a cada página mostre as ilustrações, entre outras abordagens que achar pertinentes. Nessa faixa etária, espera-se que as crianças já tenham adquirido o hábito da leitura. Desta forma, a Roda de Leitura já deve ser uma prática familiar aos alunos. Com todas as crianças, juntas, sentadas em círculo, incentivamos o senso de pertencimento ao grupo, estreitando laços e possibilitamos, também, o desenvolvimento de competências socioemocionais ao abordarmos diferentes sentimentos e virtudes, tais como: colocar-se no lugar da personagem, gerando empatia, autonomia, autoconfiança, imaginação, respeito a diferentes culturas, entre outros.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP09 e EF02LP26
3ª Etapa – Registros
As crianças podem ser estimuladas para que realizem a escrita de frases, legendas e reescrita das histórias lidas. No caso de textos longos, o ideal é pedir a reescrita da parte final da história.
Registros fotográficos, vídeos da interação das crianças e suas produções textuais, durante as etapas propostas, também podem contribuir para a documentação pedagógica do professor(a), contribuindo para a análise da evolução das crianças durante o processo educativo.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP09, EF15LP19, EF12LP05, EF02LP01 e EF02LP27
O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?
Veja algumas das Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que podem ser desenvolvidas, gradativamente, através das atividades propostas:
* Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
* Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
* Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
* Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais enos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
* Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
* Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Habilidades
Com a dinâmica “Piquenique Literário” e a “Roda de Leitura” podemos desenvolver as seguintes Habilidades de Língua Portuguesa:
Habilidades de Língua Portuguesa - 1º ao 5º ano
EF15LP02 – Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP09 – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP18 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP19 – Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Habilidades de Língua Portuguesa – 2º ano
EF02LP01 – Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto deinterrogação e ponto de exclamação.
EF02LP26 – Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
EF02LP27 – Reescrever textos narrativos literários lidos pelo professor.
EF12LP02 – Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
EF12LP05 – Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |