Guia de Atividades
1º Ano




A água pertence a todos
Lenda do Guaraná
Um dia na França






Descrição das experiências propostas


Contextos prévios

Crianças adoram caçadas ao tesouro! Então organize, previamente, a caçada, criando um mapa e as pistas, fixando-as nos locais pré-estabelecidos, conforme o espaço físico disponível, levando as crianças a chegarem a um local da escola onde se encontre uma nova pista até descobrirem onde o tesouro está escondido. A cada pista uma dupla de alunos poderá realizar a leitura com o apoio do(a) professor(a).


Modelo de Pistas:
1) Siga até o local que começa com P e termina com E (PARQUE);
2) Conte ....... passos até a quadra da escola;
3) Vire para ....... (direita/ esquerda), conte ....... passos até a cantina/refeitório;
4) A próxima pista está na sala de quem administra a escola (SALA DA DIRETORA);
5) O tesouro está na sala que começa com B e termina com A (BIBLIOTECA)

Monte uma caixa simulando um baú e coloque os livros embrulhados em papel dourado. Decore com bijuterias, coroas e cetros que simulem joias de um tesouro.
Deixe no centro da sala para que as crianças possam formar um círculo ao redor, de maneira que possam ter acesso aos livros e interagir com professor(a) e colegas. Cada criança terá o seu exemplar para manusear, folhear e ler.


Materiais
Papéis diversos, papéis dourados e canetas hidrocor; envelopes; caixa de papelão ou baú; os livros do projeto; bijuterias douradas variadas.


1ª Etapa – Caça ao Tesouro

Ler pode inspirar, emocionar, desenvolver a criatividade, a imaginação, entre outros. Desta forma, que tal apresentar as obras “A água pertence a todos”, “Lenda do Guaraná” e “Um dia na França” por meio de um contexto de aprendizagem onde as crianças são convidadas a descobrir um tesouro!?
Essa dinâmica consiste em proporcionar uma caçada ao tesouro às crianças onde, após desvendar cada pista, descobrirão que o tesouro é formado por livros, mostrando literalmente o quanto eles são valiosos.

Ao longo da experiência, o(a) professor(a), pode explorar os seguintes aspectos:
* A capa dos livros a serem trabalhados;
* Identificar personagens, enredo, tempo e espaço da história;
* Identificar ilustrações, cenários, onde se passarão as histórias;
* Questionar os alunos sobre as obras, possibilitando que levantem hipóteses sobre as mesmas, tanto sobre o conteúdo quanto pelo gênero;
* Estimule a interação entre os pares, deixando que mostrem o livro e conversementre si;
* O cuidado, modo de segurar, folhear e a direção para ler o texto do livro;
* As sensações, emoções e impressões despertadas nas crianças.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP02, EF15LP18, EF01LP01 e EF01LP26


2ª Etapa – Roda de Leitura

Em roda, cante uma cantiga introdutória antes da leitura do livro ou realize outra estratégia, que esteja acostumado(a), para despertar o interesse das crianças pequenas para o momento da leitura.
Apresente a capa do livro, indague as crianças sobre o(s) personagem(ns) e conteúdo da história, deixando que expressem oralmente suas hipóteses e pressuposições sobre a obra. Leia, com boa entonação, e a cada página mostre as ilustrações, entreoutras abordagens que achar pertinentes, incentivando as crianças a participarem também, fazendo do momento de leitura uma prática interativa entre o texto e os leitores.
Nessa faixa etária, espera-se que as crianças já tenham adquirido o hábito da leitura. Desta forma, a Roda de Leitura já deve ser uma prática familiar aos alunos. Com todas as crianças, juntas, sentadas em círculo, incentivamos o senso de pertencimento ao grupo, estreitando laços e possibilitamos, também, o desenvolvimento de competências socioemocionais ao abordarmos diferentes sentimentos e virtudes, tais como: colocar-se no lugar da personagem, gerando empatia, autonomia, autoconfiança, imaginação, respeito a diferentes culturas, entre outros.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP09, EF01LP26 e EF15LP02


3ª Etapa – Registros

As crianças podem ser estimuladas para que realizem o reconto das histórias tendoo professor como escriba e, também, para que escrevam espontaneamente palavrase frases referentes ao livro lido. Além disso, registros fotográficos e vídeos da interação das crianças durante as etapas propostas também podem contribuir para a documentação pedagógica do professor(a), contribuindo para a análise daevolução das crianças durante o processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EF15LP19, EF12LP05 e EF01LP25


O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?

Veja algumas das Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que podem ser desenvolvidas, gradativamente, através das atividades propostas:
* Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias esentimentos, e continuar aprendendo.
* Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
* Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
* Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais enos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação aconteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
* Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interessese projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
* Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Habilidades
Com a dinâmica “Caça ao Tesouro” e a “Roda de Leitura” podemos desenvolver as seguintes Habilidades de Língua Portuguesa:

Habilidades de Língua Portuguesa - 1º ao 5º ano

EF15LP02 – Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto,o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP09 – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP18 – Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP19 – Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Habilidades de Língua Portuguesa – 1º ano

EF01LP01 – Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
EF01LP02 – Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
EF12LP05 – Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
EF01LP25 – Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
EF01LP26 – Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.