Guia de Atividades

0 a 1 ano

O bebê vai...
Lenda do Boto
Eu vivo aqui, e os animais






 

Descrição das experiências propostas


Contextos prévios

Antes do início da aula, organize a sala, pendurando bambolês com fitas coloridas e compridas onde estejam amarradas as obras a serem trabalhadas. Os livros também podem estar expostos nos tapetes e prateleiras da sala, sempre em altura acessível aos bebês.

Materiais
Bambolês, fitas de tecidos, tapetes, tecidos e os livros a serem explorados.


1ª Etapa – Livros por toda parte

Apresentar aos bebês às obras “O bebê vai...”, “Lenda do Boto” e “Estou aqui e os animais”, por meio da estratégia “Livros por toda parte”. Esta consiste na montagem de um simples cenário com tecidos e bambolês onde os livros sejam pendurados e expostos para que as crianças possam observá-los, manuseá-los e folheá-los. Essa estratégia pode ser feita com uma obra de cada vez e, ao final da exploração, de todas as obras, expondo todos os títulos com a mesma finalidade. Garanta que os bebês que ainda não se locomovem sejam posicionados de forma que possam interagir com os demais e manipular os livros.

Ao longo da dinâmica, o(a) professor(a), pode explorar os seguintes aspectos:
* A capa dos livros a serem trabalhados;
* Quais animais aparecem na história, apontando com o dedinho;
* Explorar os sons que os animais podem produzir;
* O cuidado, modo de segurar e folhear o livro;
* As sensações, emoções e impressões despertadas nas crianças.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC – Base Nacional Comum Curricular): EI01EO03, EI01EO04, EI01EF07, EI01EF09 e EI01ET03.


2ª Etapa – Roda de leitura

Em roda, cante uma cantiga introdutória antes da leitura do livro ou realize outra estratégia, que esteja acostumado(a), para despertar o interesse dos bebês para o momento da leitura.
Apresente a capa do livro, indague as crianças sobre o(s) personagem(ns) da história,deixando que falem/balbuciem e apontem com o dedinho. Leia, com boa entonação,e a cada página mostre as ilustrações, reproduza sons ou movimentos realizados pelos animais, incentivando as crianças a participarem também, fazendo domomento de leitura uma prática interativa entre o texto e os leitores.Considerando a idade dos bebês, é provável que não consiga realizar a roda com todos os alunos por uma série de motivos (troca de fraldas, soninho, banho, tempo de concentração, entre outros). Desta forma, a obra pode ser lida em diferentes momentos, abrangendo diferentes grupos até que todos possam ter acesso à leitura do livro.
Também é uma ótima estratégia ler por vários dias a mesma obra, pois crianças nessa faixa etária adoram a repetição. Qual professor(a) ao término de uma história já não ouviu: “de novo!”, não é mesmo? A repetição garante às crianças aprevisibilidade, fazendo com que se sintam mais seguras e confortáveis, afinal já conhecem o texto. Além disso, a cada vez que ouvem a mesma história, conseguem observar outros detalhes do texto e das ilustrações, havendo uma ampliação e aprofundamento do conhecimento adquirido.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI01CG03, EI01TS01, EI01EF03, EI01EF04 e EI01EF08.


3ª Etapa – Registros

As crianças podem ser estimuladas a realizarem o reconto das histórias e aregistrarem traços gráficos com diferentes riscantes e suportes durante o processo de desenvolvimento do projeto.
Além disso, registros fotográficos e vídeos da interação das crianças durante asetapas propostas podem contribuir para a documentação pedagógica do(a) professor(a), contribuindo para a interpretação da evolução das crianças durante o processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC): EI01EF05 E EI01TS02.


O que diz a BNCC sobre as experiências propostas? Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil Guia de Atividades 0 a 1 ano O bebê vai... - Lenda do Boto - Estou aqui e os animais


O que diz a BNCC sobre as experiências propostas?

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

Esta proposta possibilita o aperfeiçoamento dos seguintes Direitos deAprendizagem e Desenvolvimento:

* Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas;
* Brincar, cotidianamente, de diversas formas, em diferentes espaços e tempos,com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais;
* Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia;
* Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Com a dinâmica “Livros por todos os lados” e a “Roda de Leitura” podemos desenvolver os seguintes Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

O eu, o outro e o nós
EI01EO03 – Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
EI01EO04 – Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Corpo, gestos e movimentos
EI01CG03 – Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

Traços, sons, cores e formas
EI01TS01 – Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
EI01TS02 – Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

Escuta, fala, pensamento e imaginação
EI01EF03 – Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
EI01EF04 – Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
EI01EF05 – Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
EI01EF07 – Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
EI01EF08 – Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
EI01EF09 – Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
EI01ET03 – Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.