ATIVIDADES LEITOR INICIANTE     Sugestão: 6 a 7 anos



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O BARCO IMPROVISADO
 
- Mostrar às crianças a capa do livro e a quarta capa, separadamente e juntas (com o livro aberto). Perguntar se algo lhes chama a atenção, se algo é bonito ou feio, algo é familiar ou estranho. Estimular que se manifestem livremente.

-Ler o título, os nomes dos autores, o nome da tradutora. Perguntar se algum dos nomes e sobrenomes é mais familiar que outro (é provável que digam que o nome da tradutora, que é brasileira, é mais familiar). Perguntar se sabem o que é um(a) autor(a) ou um(a) tradutor(a). Explicar o papel de cada um.

- Perguntar às crianças se elas sabem o que significa “improvisado”. Caso não saibam o significado, explicar. Pedir que levantem hipóteses de o que poderia ser um “barco improvisado”. Perguntar se alguém já precisou improvisar algo.

- Ler o livro para a turma, tomando o cuidado de permitir acesso às ilustrações. Incentivar a apreciação das ilustrações e a fruição da história.

- Apresentar às crianças fotografias de pinturas de diferentes estilos de pintura (por exemplo: impressionistas, expressionistas e cubistas), solicitando que observem diferenças e semelhanças quanto à forma (“o jeito de retratar”) e até mesmo sobre o tema.

- Localizar, em um globo terrestre ou mapa-múndi, a cidade de Paris, onde o livro foi originalmente editado. Mostrar a França, país onde fica Paris, e a Europa, continente onde fica a França. Comparar com a posição do Brasil no mapa.

- Sugerir atividade com uma “caixa de sensações”, a partir da qual as crianças descobrirão a sensibilidade tátil de algum dos elementos da natureza que compõem a história: areia (seca e molhada), água (se possível, salgada), grama, pedaços de madeira, conchinhas, entre outros que o(a) professor(a) observar ou achar adequado.

-Perguntar se as crianças reconhecem os personagens. Apresentar a elas os nomes dos animais, escrevendo-os na lousa, por meio de fichas ou de alfabeto móvel. Dizer os nomes das letras. Perguntar se elas reconhecem alguma das letras em seus nomes. Se sim, pedir que desenhem essa letra, por exemplo, usando areia (seja em uma caixa de areia, seja com um punhado de areia sobre a mesa ou sobre o chão).

- Desenhar na lousa (ou em outro suporte da preferência do professor) a palavra BARCO. Perguntar se, no grupo, há crianças cujo nome começa com B. Repetir o mesmo com A, depois com R, até C e O. Pedir que contem quantas crianças há, na turma, com iniciais com essas letras.

- No livro, todos os personagens andam em duas pernas. Propor que as crianças identifiquem se, na natureza, todos eles andam em duas pernas ou alguns andam em 4 (ou ainda se rastejam). Fazer uma lista de outros animais com as mesmas características.

-Mostrar pinturas brasileiras de diferentes épocas representando animais, de diferentes artistas, para incentivar os alunos a perceberem todos os detalhes da pintura. Ver, por exemplo, O touro, de Tarsila, Menino com lagartixa, de Lasar Segall, O grito do Ipiranga, de Pedro Américo, etc.
 

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ROSE E O TREM FANTASMA
 
Leitura da história
 
Leitura das imagens do livro, observando cada cena, detalhadamente.
– Na sua opinião qual a ilustração mais bonita? E qual a ilustração mais engraçada?
 
– Inspiradas nas ilustrações do livro, as crianças deverão realizar uma pintura.
 
- Nova leitura da história e  “Roda de Conversa”:  
– Por que Rose não conseguia dormir?
– O que o especialista receitou para ela? 
– O que Rose aprendeu com o livro?
 – Como Rose conseguiu domar seus monstros?
– O que aconteceu com a Rose, no final da história?
 
- Com o livro em mãos, as crianças devem observar todos os monstros que aparecem na história. 
 
- Desenhar o seu monstro e dar um nome para ele.
 
- Cada criança deverá Inventar uma pequena história com o seu monstro.
 
- A Professora reúne as histórias e os desenhos e faz o livro de monstros da classe.
 
Reflexão:
- Você tem medo de quê?
- Faça um plano para domar os seus medos.
 
- Brincar de trem fantasma
- Ensinar as crianças a fazerem algumas posturas, como a Rose, no início da história. Ex: sentar como índio, etc.
 
 - Utilizando sacos de papel, tinta, retalhos, e papéis coloridos, confeccionar a máscara da Rose. 
 
- Em dia combinado, as crianças vão de camiseta vermelha, colocam a máscara da Rose e saem juntas, desfilando pela escola.
 

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JOÃO ALBERLINO
 
- Leitura silenciosa
 
- Leitura compartilhada
 
- Leitura das imagens:
 – Observar as ilustrações de Bruna Assis Brasil: técnicas e materiais utilizados, características dos personagens, perspectiva do desenho, ambientes, humor, etc. 
 
- Observar as expressões de Alberlino em cada página do livro. No caderno, anotar a página e colocar balõezinhos com palavras, como se ele estivesse pensando. Ex: pág.3 – “Estou sempre sozinho, ninguém gosta de mim”. 
 
- Reflexão e debate: 
– Como era o Alberlino no início da história? 
– E no final?                                                                                                                      
– Em que momento o menino mudou de atitude?
– Como as pessoas reagiram á sua mudança?
– O que você faria se estivesse no lugar de Alberlino?
 
- Reescrever a história de Alberlino, criando outras cenas e criando novos personagens. Se preferir, invente outro final para ela. 
 
- Inspirado nas ilustrações da Bruna, ilustre a história que você escreveu dando um toque de humor a ela. 
 
- Trazer de casa objetos e adereços para representar os personagens. Ex:  óculos do Alberlino, o lenço da colega, o avental da mãe, etc.
 
- Realizar a dramatização da história.
 

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O DRAGÃO DE HELOISA
 
- Com a ajuda de um jardineiro as crianças fazem um canteiro de temperos e outro de “tomate cereja”. Preparam os canteiros, semeiam, regam e vão acompanhando o desenvolvimento dessas plantas. 
 
- Preparar uma macarronada com os alunos, com o “segredo da receita do molho de tomates da mãe de Heloísa”. 
 
- Antes de servir o macarrão, as crianças aprendem a arrumar a mesa para uma refeição, colocando os pratos, copos e talheres de maneira correta. 
 
- Cada criança deve trazer de casa a receita de macarrão da sua família. A professora as reúne e forma um livro de receitas. Ex: “Macarrão à moda da 2ª série A” 
 
- Olhando um globo ou um “mapa mundi”  fazer uma lista dos continentes e dos oceanos que existem no nosso planeta.
 
- Realizar uma pesquisa sobre Dragões, a partir das seguintes questões:  O que é um dragão? A que animal se assemelha? Você já ouviu falar do “dragão-de-komodo”? Onde ele vive? Do que se alimenta? 
 
- Localizar o país onde Ambrósio morava. Descrever o percurso que ele fez para chegar ao Brasil (continentes, países e oceanos que ele atravessou). 
 
- No final do livro (contracapa) aparecem diversos desenhos do Ambrósio. Observar as suas expressões e descrever cada um. Ex: brincando, triste, dando risada, etc. 
 
- Cada criança deverá confeccionar o seu dragão com massinha de modelar ou argila.  
 

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O CAVALINHO DO CARROSSEL
 
- Leitura do texto e leitura das imagens, observando como cada um (autor e ilustrador) pensou a história 
 
- Destacar a parte da história que mais gostou. Por quê?
 
- Fazer um desenho sobre a parte escolhida. 
 
- Conversa na Roda: depois de várias leituras e atividades, cada aluno conta um pedacinho da história. 
 
- Pintura a dedo: pintar todo o fundo do papel e desenhar o Garibaldi com o dedo.
 
- Visita a um haras ou a um parque de diversões. Na volta, sentados na Roda, comentar sobre o passeio: O que você viu? O que mais chamou a sua atenção?   
 
- Com caixas de papelão e cavalinhos de brinquedo (ou confeccionados pelas crianças), montar a maquete de um estábulo (lugar onde os cavalos dormem).
 
- Sob a orientação da professora, fazer movimentos com o corpo galopando e saltando, como os cavalinhos do carrossel.
 
- Confeccionar fantasias, ou adereços para representar  os personagens.
 
- Realizar uma dramatização da história.
 

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ONDE ESTÁ?
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
- Leitura pausada, compartilhada: os alunos que querem ler levantam a mão e sob o comando da professora prosseguem com a leitura do livro.
 
- Leitura não-verbal, observando: cores, formas, texturas e outros detalhes da ilustração de Karen Elis.
 
- Ler a última página do livro – apresentação da autora e ilustradora, e fazer uma pesquisa sobre elas.  
 
- Descobrir outros livros escritos por Nye Ribeiro e outros livros ilustrados por Karen Ellis.
 
- Fazer uma lista com todas as perguntas da menina.
 
- Fazer uma lista com todas as respostas – avó, pai, mãe.
 
- Conversa na Roda, respeitando as diferentes crenças e religiões da criança: 
– O que a menina descobriu sobre Deus?
– O que é Deus para você e de que forma você o reconhece?
Obs. Nesse momento, as crianças devem ter o direito de expressar livremente o que sentem e pensam, sem nenhuma censura ou julgamento da parte da professora e dos colegas. 
 
- Cada criança deve escolher a parte da história que mais gostou e fazer uma bonita ilustração para ela.
- A professora reúne todas as ilustrações no mural da classe.
- Formar 2 grupos de crianças e, com o livro na mão, fazer um jogral. O primeiro grupo lê a pergunta e o segundo, as respostas – até o final da história. 
- Passeio ao ar livre, em silêncio, para observar a presença do sol, vento,  flores, perfume, insetos, etc.
- De volta á classe, contar o que observaram.
 

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A MENINA DOS LIVROS
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
- Leitura não-verbal, observando: cores, formas, texturas e outros detalhes da ilustração de André Ceolin.
 
- Desenvolver uma pesquisa sobre lendas, fábulas e contos de fada. 
 
-  Reunir histórias sobre o fogo, a água, a terra e o mar.
 
- Roda de Leitura com troca de livros trazidos pelos alunos.
 
- Escrita de bilhetes, cartas e mensagens.
 
- Comemorar o Dia do Livro, ou Semana Literária, na escola.
 
- Encontro com autor de um livro lido pelas crianças.
 
- Confeccionar um instrumento musical e, juntos, formar uma banda ou orquestra.
 
- Confeccionar bonecos de fantoche com material reciclado. Cada criança dá um nome ao seu boneco.
 
- Realizar um teatro de fantoches com os “personagens” criados pelas crianças. 
 

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DE TODAS AS CORES
 
- Conhecer e observar as flores que aparecem na história (perfume, formato, tamanho e cores diferentes). 
 
- Em casa, com a ajuda dos pais, realizar uma pesquisa na Internet sobre flores. Levar para a escola algum material relativo à pesquisa: frases, fotos, ilustrações ou desenhos.
 
- Reunir o resultado da pesquisa em um mural da classe.
 
- Com a ajuda de um jardineiro, preparar um grande canteiro e plantar mudas de flores que aparecem na história. 
 
-  Dividir a classe em 5 equipes. Em cada dia da semana uma equipe ficará responsável para cuidar do jardim (regar, arrancar as ervas daninhas, observar a presença de pragas, etc).
 
-  Na classe, fazer a troca de experiências: a equipe responsável conta o que observou naquele dia (presença de insetos, pássaros, folhinhas novas, flores)..
 
-  Cada criança poderá plantar um vaso com muda ou semente (ex.: girassol), cuidar e levar de presente para a mãe (sugestão: presente Dia das Mães) 
 
- Confeccionar fantasias: as flores, o jardineiro, pássaros, borboletas, abelhas, autor.
 
- Realizar a dramatização da história.
 

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CONTA MAIS UMA
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
- Descrição e caracterização dos principais personagens da história através de um desenho.
 
- Brincadeira: “A Cesta Mágica” – As crianças inventam um novo personagem para a história (desenham, recortam e dão um nome para ele). A professora pega a “cesta da vovó” e cada criança “guarda” seu personagem ali dentro. Na hora da história, cada um procura o seu personagem na cesta e conta uma parte da história, incluindo-o.
 
- Observação da natureza – Selecionar um local (jardim, praça, bosque, ou sítio próximo da escola), onde as crianças possam ir diversas vezes para observar a natureza, e acompanhá-las nessa observação. 
 
-  Dia da História –  em dia e horário previamente determinado, uma avó de aluno irá  até a escola para contar histórias para as crianças daquela classe. 
 
-  Estados da água – pesquisar, conhecer e explorar os estados da água: gotas de chuva, nuvem, gelo, vapor. 
 
- Dramatização: em dias alternados, as crianças imitarão a vovó Milota, contando uma história e usando seu xale, óculos, peruca, etc.
 
-  Dando continuidade à história, as crianças participam do “Era uma vez”, inventando e escrevendo novas histórias a partir da cesta mágica da vovó. 
 

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TÃO LONGE E TÃO PERTO DOS BICHOS
 
- Leitura silenciosa.
 
- Leitura compartilhada.
 
- Leitura das imagens: observar os traços, técnicas de desenho e pintura e  diferentes materiais utilizados pela autora/ilustradora Ellen Pestili.
 
- Entrar no site da autora e fazer uma pesquisa sobre ela.
 
- Realizar uma pesquisa (Internet e Biblioteca) sobre alguns pintores famosos, como Monet, Van Gogh, Renoir, Picasso, e outros – sua história e suas obras.
- Visitar um museu ou exposição de arte.
 
- Reflexão: O que você faria para proteger os animais do nosso planeta, se estivesse no lugar do menino? 
 
- Confeccionar bichos e brinquedos de material reciclado (tampinhas, garrafas pet, caixas, botões, etc.
 
- Montar a maquete de uma cidade, incluindo os brinquedos, como na ilustração da história (carros, bichos, brinquedos)   
 
- Realizar uma pesquisa sobre o tempo de decomposição do lixo. 
- Juntar frases, fotos, ilustrações, fotografias e montar um grande mural da classe sobre o tema. 
 

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OLHOS DE VER
 
- Conversas na Roda sobre os nossos olhos (físicos) e os olhos da imaginação.
 
- Levar um caleidoscópio para a escola. Com a ajuda da professora, o caleidoscópio passa pela mão de cada criança. Deixar as crianças contarem o que estão vendo, espontaneamente.
 
- Montar o livro “Olhos de Ver” de cada criança. Para isso, em um canto da classe, deixar todo o material que poderá ser utilizado pelas crianças: retalhos de papéis coloridos, lãs, botões, conchas, pedrinhas. Em um dia da semana, a professora reconta um pedaço da história e os alunos montam uma nova página. 
 
– Criar outros tipos de mandala, utilizando tinta, retalhos, pedacinhos de papel colorido, contas, etc.
 
– Confeccionar uma mandala gigante da classe (durante todo o tempo de trabalho com o livro). A professora desenha a mandala em um papelão e, a cada dia, alunos e professora colam pedacinhos de papel, tecidos coloridos, conchinhas, contas, etc.
 
- Inventar outra parte da história, com outras cenas e personagens que você  poderia ver num caleidoscópio.
 
- Desenhar a parte da história que você mais gostou. 
 

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RODA DE LETRINHAS DE A a Z
 
- Para trabalhar com o livro, despertando o interesse das crianças pela poesia, o professor deve reservar um tempo para a Roda de Letrinhas, criando uma rotina na sala de aula (exemplo: 30 minutos no final da aula, toda sexta-feira).
 
- Depois de chamar a atenção das crianças para o Índice, pedir aos alunos que escolham uma letra de A a Z. Em seguida, cada um deve ler o poema que corresponde à letra escolhida. 
 
- Montar um mural com as letras do alfabeto (A a Z). Durante todo o período de trabalho com a Roda de Letrinhas, o professor deve estimular as crianças a escolherem letras e formarem poemas, que serão colocados no mural de poesia.
 
- Escrever e recortar (papel cartão) diversas palavras que aparecem no livro. Divididas em grupo, as crianças devem escolher palavras, livremente, formando novos poemas.
 
- Realizar um sarau da classe. 
 
- No final do trabalho com a Roda de Letrinhas, montar uma exposição com a produção literária dos alunos. 
 
- Convidar os pais, professores e funcionários a criarem poemas e participarem dessa exposição.
 
- Realizar um evento na escola, aberto a todos, para inaugurar a exposição.