ATIVIDADES LEITOR FLUENTE     Sugestão: a partir de 9 anos



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ESTÁTUA DE MENINO
 
• Leitura individual do livro, incluindo: orelhas, contracapa, ficha catalográfica, dedicatória, sumário, apresentação da autora e do ilustrador.
 
• Leitura das imagens, observando todas as ilustrações.
– De que página (ilustrada) você mais gostou? 
 
• André Ceolin já ilustrou muitos livros, usando diversas técnicas diferentes.
Faça uma pesquisa na Internet e tente descobrir outros livros ilustrados por ele. 
 
• Escolha o personagem que você mais gostou e faça uma caricatura dele. 
 
Reflexão:
 
– O que você achou da forma como a autora vai narrando a história?
– Que parte da história(texto) você gostou mais? Reescreva essa parte com as palavras da autora.
– Que parte da história você modificaria? Faça de conta que você é o autor do livro e reescreva essa parte da forma que achar melhor.
– Agora, faça de conta que você é o ilustrador do livro. O que gostaria de modificar na ilustração? 
– Se você fosse um personagem deste livro, qual deles gostaria de ser? 
– Imagine outro final para esta história. 
 
• Em grupos de 5 a 7 alunos, realizar uma troca de ideias sobre a história, baseada na reflexão acima.
 
Preparar a dramatização da história:
 
1. Escolher quem vai representar cada personagem da história. 
2. Construir o cenário.
3. Confeccionar ou trazer de casa fantasias e adereços para caracterizar os personagens.
4. Ensaiar a dramatização, algumas vezes.
5. Confeccionar cartazes e convites para o dia da apresentação.
 
Se houver um grande envolvimento dos alunos, o professor propõe uma nova apresentação para os pais e funcionários da escola. 
 

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ARMADILHA AO CONTRÁRIO
 
Em casa: leitura individual do livro.
  
Trabalho em grupo:                                                                                       
1. Traçar um mapa da cidade com a vila, a escola, a casa, as ligações com o esconderijo, o cemitério, a Biblioteca Municipal, etc.  
2. Construir uma maquete com os dados levantados.   
 
• Reflexão (individual) – Pense e responda:
 
1. Em sua opinião, o que mantinha o grupo unido? Enumere o que você achar importante por ordem de escolha
( ) Valores comuns 
( ) A curiosidade 
( ) Gostos e Interesses 
( ) A amizade 
( ) A Escola 
( ) A aventura 
 
2. Assinale, na lista abaixo, todos os valores presentes nessa história
( ) Amizade 
( ) Justiça 
( ) Honestidade 
( ) Amor 
( ) Confiança
( ) Coragem
( ) Liberdade 
( ) Respeito
 
3. O que motivou o grupo a encontrar a solução para o enigma
( ) A curiosidade 
( ) A superação dos próprios medos 
( ) O espírito de aventura
( ) A vontade de vencer desafios
( ) A busca pela verdade
 
“Já era muito tarde quando o sono dominou sua alma e ele deixou-se levar pelas ninfas de Morfeu”.
1) De onde surgiu a expressão “ninfas de Morfeu”? 
2) Entre em um site de busca, dentro da mitologia grega, e faça uma pesquisa sobre ninfas e sobre a história de Morfeu. 
 

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MISTÉRIO NA CACHOEIRA
 
• Reler a história reunindo todos os detalhes sobre o sítio do avô de Pedro, em Minas Gerais. 
 
• Traçar um mapa do sítio, destacando a casa, o pomar, o curral, a mata, a cachoeira, o esconderijo, etc. 
 
• Construir uma maquete com os dados levantados.
 
• Listar todas as personagens que participam da trama. 
 
• Redigir o texto no formato do gênero dramático para uma dramatização da história. 
 
• Realizar uma entrevista com uma família que vive na zona rural. Descrever o lugar, o modo de vida e as principais características dessas pessoas. Juntar fotos, desenhos e objetos para ilustrar o trabalho.
 
• Montar um painel ou uma exposição com o resultado do trabalho.
 
• Observação das imagens – Lucas Ferreyra, ilustrador do livro, reconta a história por meio de imagens. Observe as ilustrações do livro e responda:

– O que você achou da caracterização dos personagens? 
– Que detalhes chamaram a sua atenção?
– Como o trabalho todo é feito em preto e branco, que artifícios o artista utiliza para destacar algumas cenas?
– Agora, utilizando uma técnica de desenho ou pintura, crie uma ilustração da cena que você mais apreciou.
 

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A BRUXA DO 88
 
• Leitura individual, silenciosa, observando expressões usadas pela autora, seu estilo, construção dos diálogos, etc.
 
Releitura do livro, observando todo o trabalho de edição:
Capa e contracapa, orelhas, folha de rosto, ficha catalográfica, sumário, divisão de capítulos, formato do livro.
 
• Leitura das imagens – Observar cuidadosamente as ilustrações do livro: técnicas e outros recursos utilizados pelo ilustrador, cores, perspectivas, etc.  
André Ceolin é ilustrador de diversos livros e utiliza muitas técnicas diferentes. Entrar na internet e realizar uma pesquisa sobre ele.
 
• Destacar o capítulo do livro que você mais gostou. Utilizando o material que você preferir, faça uma bonita ilustração dessa parte da história.  
 
Reflexão – pensa e responda: 
 
– Como foi o primeiro encontro de João com a Bruxa do 88?  Quais eram as impressões dele, sobre ela, naquele momento?
– Como foi o encontro de João com a Bruxa do 88, quando ele foi pegar a sua bicicleta de volta? Quais eram as impressões dele, sobre ela, nesse momento?  
– Na sua opinião, o que era real e o que era fruto de sua imaginação?
 
– Você já viveu alguma história de medo? Inspirado na história de Maria Alice Coelho escreva a sua história e dê um nome bem original para ela. 
 
• O que você gostaria de perguntar á autora se tivesse oportunidade de conversar com ela?
 
• Listar todos os personagens da história.
 
• Reunir objetos, roupas e acessórios para a caracterização dos personagens e montar a dramatização da história. Escolher um aluno que goste muito de ler para ser o narrador, enquanto os outros (personagens) ficam com os diálogos.
 

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CARLOS PORTANOVA E SEU TIO VOADOR
 
• Após a leitura do livro, cada aluno deverá pesquisar na família um parente com alguma história interessante e curiosa. Juntar, depoimentos e fotos e socializar com a classe. Se o trabalho despertar a motivação e o envolvimento dos alunos, o professor poderá montar um livro com as histórias da classe.                                                                         
•  Localizar no Atlas as cidades e países que o texto menciona. O professor pode sugerir uma pesquisa do contexto sócio-econômico ou climático do local e propor comparações com os lugares em que seus alunos vivem.
 
• Trabalhar com fotos aéreas para tratar a questão da visão vertical. Pesquisar como surgiram as primeiras fotos aéreas do espaço.
 
• Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo. Uma atitude filosófica é uma atitude de indagação de como, o que e por que as coisas são como são ou existem. Filosofar é voltar à pergunta para o próprio objeto em questão. Sugerimos abaixo algumas idéias para uma reflexão filosófica acerca do texto:
 
1) Trabalhar com os alunos a questão da liberdade partindo de uma pergunta simples: – Você é livre? O que é liberdade?
 
2) Sugestão de estudo em Sartre – a questão da escolha: “O homem está condenado a ser livre” e “toda escolha é uma escolha pela humanidade”. 
 
3)  Refletir sobre a questão do desejo e do conhecimento, inerentes ao ser humano, sem o qual não há construção do seu projeto de vida. – Qual é o seu desejo?  Como pretende alcançá-lo?
 
4) A sede pelo conhecimento é o caminho mais importante para a realização do desejo. O conhecimento se transforma em sabedoria a partir da Ética.   Pensar, junto com os alunos, a diferença entre Ética e Moral. Isso pode ser realizado com pequenas reflexões com a finalidade de construir conceitos, como questionar o fato de se colocar apelidos nos colegas, jogar papel no chão, desrespeitar as regras. 
 
5) Sugestão de estudo em Nietzsche. “A ética está acima da moral?”
 
6)  Refletir sobre a morte: A morte parece ser sempre algo que vem de fora, como se fosse uma coisa exterior ao homem. Os alunos podem realizar uma pesquisa de como a morte é vista nas várias culturas e discutir porque os ocidentais a associam sempre com o mal, a perda, a dor. O professor pode usar reproduções de quadros pintados por artistas para ilustrar a aula.
     
• Visitar o Museu da aviação “Asas de um Sonho” – São Carlos/SP
www.asasdeumsonho.com.br
 
• Conversar sobre as várias etapas da edição do livro:  redigir a história;  preparar as ilustrações;  planejar o formato do livro, a divisão do texto e o número de páginas. Preparar a capa e a contracapa do livro. Se o livro for de outro país, fazer a tradução de todo o conteúdo do livro. Entrar no site da Biblioteca Nacional, fazer um cadastro  e preencher o questionário com todas as informações para o registro do livro. Solicitar o ISBN (código de barras) e preparar a ficha catalográfica.