ATIVIDADES LEITOR EM PROCESSO II     Sugestão: 8, 9 anos



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O OURO DO COELHO
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
- Leitura compartilhada.
 
- Leitura das imagens, observando detalhadamente cada cena e cada detalhe das ilustrações. Ex: o brilho do olho do coelho, a risada do lobo, etc.
- Responder:
– O que chamou mais a sua atenção nas ilustrações desse livro?
– De que cena você mais gostou? Por quê?
 
- A fábula é uma composição literária em que, geralmente, os personagens são animais, com características humanas. Por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho. 
– Escolha 3 animais que aparecem na história e, com base no texto e nas ilustrações, descreva suas principais características.
 
- Os autores deste livro já receberam diversos prêmios. Realizar uma pesquisa sobre eles na internet.
 
- Reler a história com bastante atenção. Com base na leitura do texto e das ilustrações, ler as afirmativas abaixo e assinalar apenas as verdadeiras:
(   ) O Coelho tinha medo de tudo, inclusive da morte.
(   ) Os bichos foram ao enterro do Coelho porque gostavam dele.
(   ) O lobo provou ser o bicho mais medroso da floresta.
(   ) Chapeuzinho Vermelho e a Vovó estavam perseguindo o Lobo Mau.
(   ) As galinhas tinham muito medo da cobra.
 
Reflexão e debate:
– Quem você considera o animal mais medroso da história?  Por quê?
– E quem o mais esperto?
– Toda fábula tem uma lição no final. Na sua opinião, o que esta história nos ensina?
 
- Confeccionar máscaras e adereços para representar todos os personagens.
 
- Realizar uma dramatização da história.
 

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O SONHO DE PINÓQUIO
 
Baseado no texto original “As aventuras de Pinóquio”, escrita por Carlo Collodi, em 1883, essa história já passou por muitas adaptações. O personagem Pinóquio ficou famoso. Foi personagem de filmes para cinema e TV, inspirando artistas pelo mundo todo.
- Fazer uma leitura das imagens do livro, observando pequenos detalhes : luz e sombra, cores, desenho e pintura, arabescos, humor, beleza, medo, etc.
 
- Realizar um debate levantando as impressões das crianças sobre o livro – texto e imagens.
 
- Fazer uma lista de todos os personagens da história, destacando suas características e o que cada um representa. 
 
- Fazer uma pesquisa sobre a história original, de Carlo Collodi, e comparar com a versão da autora e ilustradora An Leysen.
 
-  Conhecer e completar a biografia da autora/ilustradora, An Leysen: onde nasceu, quantos livros publicou, além de dados sobre sua vida pessoal. 
 
Reflexão (individual e coletiva):
– Por que Gepeto resolveu construir um boneco?
– Qual o maior sonho de Pinóquio?
– O que fazia Pinóquio distrair-se e desobedecer as ordens de seu pai?
– Por que Pinóquio repetia tantas vezes o seu erro?   
– Em que cena do livro Pinóquio muda de atitude e se torna um menino de verdade?
– O que você aprendeu com esta história?
 
- Construir um marionete, usando material reciclado: palitos de picolé, potinhos de plástico, tubo vazio de papel alumínio, pedaços de madeira, etc. 
 
- Reconhecer e nomear as partes do corpo (dependendo do nível de desenvolvimento dos alunos, identificar também os órgãos em cada parte do corpo)  e conversar sobre hábitos de higiene corporal e a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da nossa saúde.
 
- Brincar de ser um marionete, realizando atividades com o corpo, como alongamento, exercícios de equilíbrio, acrobacias. 
 
- Montar um bonito cenário e realizar um teatro de marionetes – com os próprios alunos como marionetes, e com os bonecos construídos.
 
- Montar um barquinho de papel, seguindo a orientação apresentada no final do livro.
 
- As crianças escolhem a parte da história que mais gostaram e, inspiradas no trabalho de An Leysen, fazem uma bonita ilustração utilizando a técnica que preferirem: desenho, pintura ou colagem, etc.
 
- Produção de texto, em grupos. Seguindo o exemplo de An Leysen, os alunos são orientados a escolher outro conto clássico e produzir uma nova versão da história escolhida. 
 

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NO DIA QUE SAMIRA CHEGOU
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
- Fazer uma segunda leitura, observando atentamente as ilustrações.
 
- Leitura compartilhada. Os alunos que querem ler em voz alta levantam a mão. A professora vai conduzindo a leitura até o final. 
 
-  Reflexão (individual):
– Na contracapa do livro, a autora faz uma dedicatória a alguém. Releia e responda: O  que  Susana quis dizer com essas palavras?
– O que aconteceu no dia que Samira chegou?
– Em que momento da história as meninas começaram a ser amigas? Qual a cena que representa esse momento?
– Por que a amiga não conseguia encontrar as palavras de Samira? O que seu pai lhe disse sobre isso?  
– Como as duas amigas aprenderam a se comunicar?
– Para você, o que significa a palavra fronteira?
 
-  Em grupos de 6 a 8 alunos, realizar a troca de ideias sobre a reflexão acima. 
 
- Debate na classe: 
– Qual o significado da palavra fronteira e qual o seu reflexo no mundo em que vivemos?
 
- Redigir um pequeno texto sobre o que você aprendeu com esta história?
 
- Utilizando a técnica que você quiser (desenho, colagem, pintura) faça uma bonita ilustração para esta história.  
 
- Realizar uma pesquisa na internet sobre:  a autora, a ilustradora e a editora que publicou este livro no Brasil. 
 

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TEM HISTÓRIA NA CAIXINHA
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
- Leitura compartilhada. O aluno que quiser ler um pedaço da história levanta a mão, aguardando a ordem da professora.
  
- Leitura não-verbal, observando: cores, formas, estampas, letras em tamanho diferente, além de outros detalhes da ilustração de Rita Duque.
 
- Selecionar a parte do livro que mais gostou, considerando o texto e as ilustrações.
 
- Em pequenos grupos, os alunos mostram o que escolheram e trocam idéias sobre as partes do livro que mais gostaram.
 
- Trazer de casa caixas de diversos tipos e tamanhos. Usando tinta, cola, tecidos, fitas e outros materiais, enfeitar todas as caixas.
 
- Inventar histórias para colocar nas caixas – histórias grandes, com diversos personagens; e histórias pequenas para as caixas menores. Caso queiram, os alunos podem inventar histórias com personagens já conhecidos.  
 
- Inventar músicas/letras para fazer as histórias dormirem e, depois, para acordá-las.
 
- Realizar um “contação de histórias” pelos alunos, com as histórias escritas por eles. Se houver um grande envolvimento da classe, o professor pode planejar um evento na escola, com os pais, para apresentação dos alunos.  
 
- Ler as apresentações da autora e ilustradora no final do livro e realizar uma  pesquisa na internet sobre elas. 
 

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O GIGANTE DA ILHA
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
- Leitura das imagens, observando cada detalhe do livro.
 
- Realizar uma pesquisa sobre Galápagos e sua fauna.
 
- Reunir desenhos, pinturas, fotos, textos e montar um mural com o resultado da pesquisa.
 
- Reler a história e responder:  
– Qual a parte da história que você mais gostou? Por quê? 
– Como foi o encontro de Lor com George?
–  Observe os diálogos entre os dois personagens (Lor e George).  Crie outras “falas” entre eles sobre outros personagens que poderiam fazer parte da fauna daquela ilha.   
 
- Montar um cenário na classe – “O arquipélago de Galápagos”.  Utilizando massinha de modelar, confeccionar o George e outros animais da fauna de Galápagos.  
 
- Ler as páginas finais do livro. Reunir mais dados sobre os temas que aparecem ali:  biodiversidade, tartarugas gigantes, animais em extinção,  Charles Darwin, etc. – e juntar o resultado da pesquisa no mural. 
 
- Convidar alunos de outras classes para ver a exposição dos trabalhos: mural e  “Ilha de Gálapagos”. Alguns alunos, designados pela professora, deverão recepcioná-los e explicar todo o trabalho realizado pela classe. 
 
- Confeccionar fantasia e adereços e realizar uma dramatização da história.
 

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OS GUARDADOS DA VOVÓ
 
- Reler a história e responder:                                                                                                                            
–  Qual a parte da história que você mais gostou? Por quê?                                                        
– O que você vai “guardar” desta história para a sua vida pessoal?     
                                             
- Redigir uma carta para os seus avós (ou bisavós) falando de alguma lembrança, ou fato acontecido que foi importante para você. Postar o envelope e enviar pelo correio.
 
- Listar os sobrenomes de todos os alunos da turma. Verificar a descendência, Ex: italianos, portugueses, espanhóis,  etc.  A partir dessa pesquisa, cada  aluno deve construir a árvore genealógica de sua família. 
 
- Formar grupos de alunos de acordo com sua descendência e montar uma pequena dramatização. 
 
- Localizar no mapa do Brasil o estado e cidade onde a criança mora. Localizar no mapa do Brasil o estado de Minas Gerais e a região onde acontece a história: Ouro Branco, Ouro Preto, Tiradentes, Congonhas, Mariana, Estrada Real.
 
- Reunir cédulas e moedas antigas do Brasil. Descobrir a época em que foram utilizadas. 
 
- Criar “problemas” nos quais os alunos possam comparar valores e fazer cálculos em cruzeiros, centavos, etc.
 
- Para comemorar o “Dia da Vovó” (26 de julho) os alunos poderão montar uma exposição sobre “Os guardados das nossas avós”, trazendo fotos, objetos e outras lembranças do seu tempo.
 
- Depois da montagem da exposição, realizar uma festa surpresa para as  avós, na qual os alunos serão os anfitriões, vestidos com roupas e adornos de antigamente (incluindo bigodes, chapéus, leques, perucas, etc) 
 
- Tirar fotos dos alunos à “moda antiga” e montar um grande painel no local da festa. 
 

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ASSIM QUE A BANDA TOCA
 
-  Leitura silenciosa.
 
-  Leitura compartilhada.
 
-  Leitura das imagens, observando detalhes das ilustrações de Sandra Serra.
 
- Listar os instrumentos musicais que aparecem na história e realizar uma pesquisa sobre eles.
 
- Identificar os instrumentos musicais que aparecem nas ilustrações. Escolher um deles para participar do diálogo, criando novos versos.
 
- Assistir a um concerto musical.
 
- Ouvir uma música clássica e conhecer a história de seu compositor.  
 
- Formar uma banda com instrumentos musicais como chocalho, pandeiro, triângulo, etc.
 
- Confeccionar fantasias e adereços para representar os personagens.
 
- Realizar a dramatização a história. 
 
- Decorar e cantar o Hino Nacional.
 

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NA VENDA TEM

- Brincadeira  de Venda:                                                                                      
1. Montar uma venda: organizar as prateleiras, montar o “Caixa”, colocar os preços nos produtos.
2.  Confeccionar cédulas para pagamento e troco.
3. Confeccionar tabuletas de preços para colocar nas mercadorias.                    
4. Inventar outras placas de “Oferta do Dia”.                                                              
5. Arranjar um carrinho de compras, ou sacola, e simular as compras na venda. 
6. As crianças se revezam como dono da venda e cliente, utilizando as células já confeccionadas para compra e troco. 
 
- Após a brincadeira da venda, fazer uma reflexão com a classe:            
– Você gostou mais de ser vendedor ou cliente?          
– Você fez uma lista antes de ir às compras?                                                                                                              
– Você conferiu o troco?  
–  Gastou mais ou menos do que esperava?
 
- Realizar questões matemáticas com as unidades de medida – litro, quilo, dúzia, metro – pesando, medindo e contando os ingredientes.
 
- Consumo Consciente                                                                                                
– Realizar uma ampla pesquisa sobre o tema na internet.                                
– Criar uma nova cultura dentro da escola, refletindo sobre hábitos de consumo e vida sustentável.             – Fazer uma campanha de conscientização, com cartazes, placas, local para      
materiais recicláveis, fórum de debates, etc.
 
- Confeccionar uma maquete: “A venda do Seu Chico”.      
                                     
- Modelar os principais personagens e utensílios da  venda (miniaturas)  com massinha ou argila para incluir na maquete. 
 
- Cardápio Saudável:                                      
Após uma pesquisa e reflexão sobre alimentos saudáveis, a classe deve elaborar, junto com a professora, um cardápio semanal com todas as refeições do dia  – café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar – incluindo frutas, verduras, legumes, carne, ovos, e evitando: enlatados, frituras, salgadinhos, refrigerantes, doces, etc. 
 
-  Realizar uma pesquisa sobre a história do “fuxico”.   
 

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MOZART E O GÊNIO QUE NÃO É DA LÂMPADA
 
- Leitura silenciosa, individual. 
Durante um tempo pré-determinado, a professora reserva meia hora por dia, no final da aula, para que as crianças façam a leitura do livro. 
 
- Observar as ilustrações de André Ceolin e destacar a página que você mais gostou.
 
- Após as duas leituras (texto e imagens), trocar ideias sobre o livro. 
 
- Realizar uma leitura coletiva de uma parte do livro, escolhida pelas crianças, designando um aluno para ser o narrador, uma aluna para ser a boneca, outra, a Vitória. 
 
- Realizar uma pesquisa na internet sobre Mozart: sua vida, família, músicas famosas e outras curiosidades sobre ele. Reunir fotos, ilustrações, textos, frases e montar um painel na classe com o resultado da pesquisa.
 
-  Trazer CDs, DVDs, MP3 com músicas clássicas para ouvir na escola.
 
- Entrevistar pessoas da família, ou vizinhança, que apreciam música clássica, para saber quais os seus compositores favoritos. 
 
 - Em grupo> realizar uma pesquisa sobre outros compositores de música clássica famosos, como: Beethoven, Bach, Chopin, Vivaldi, Tchaikovsky, Villa Lobos (compositor brasileiro). Cada grupo fica responsável por um compositor e por compartilhar com a classe o que descobriram.
 
- Escolher aquele que você achou mais interessante e escrever sua história.
 
-Conhecer os diferentes instrumentos musicais utilizados numa orquestra.
 
- Assistir a um concerto  de música clássica. 
 
- Realizar a dramatização da história. 
 

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UM DIA NA VIDA DE MICAELA
 
- Leitura silenciosa.
 
- Reflexão (individual e em grupo):                                                                                                              
– Quais os personagens principais da história? E quais as suas principais características?                             – Toda história tem um momento de culminância – o momento em que as coisas mais importantes acontecem. Na história de Micaela, que momento é esse? Destaque-o e reescreva-o.                                       – Na sua imaginação, o que seria aquela corda? O que acontecia quando Micaela puxava a corda?           – Se você fosse a Micaela e tivesse uma corda mágica, o que faria com o poder de alterar e controlar o tempo?
 
- Debate sobre Ética:                                                                                                                                                             – Quando fazemos uma escolha, conscientemente ou não, estamos assumindo as conseqüências desta escolha. Se um ser humano tivesse uma máquina para controlar ou alterar o tempo, de que forma deveria agir visando o bem comum?  E quais seriam as conseqüências do seu ato?
 
- Construir “problemas matemáticos” envolvendo horas, minutos, segundos, dia, mês, ano, década, século, etc.
 
- Confeccionar um cenário para a dramatização da história.
- Confeccionar fantasias e adereços para os personagens do livro.. 
- Pesquisa a partir das questões abaixo:                                                                                                                         – Que motivos levaram o homem pré-histórico a observar o céu e a desenvolver conhecimentos de Astronomia?
–  O que levou os astrônomos a concluírem  que a Terra não era o centro do universo? 
–  Quais são os movimentos da terra?
–  Como acontece o Dia e a Noite?
–  Como calculamos o tempo: horas, minutos, segundos?                                                    
– Montar um painel na classe ou nos corredores com o resultado da pesquisa dos alunos.
 

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A UBÁ DO CURUMIM
 
- Leitura individual, silenciosa, e leitura compartilhada.
 
- Entrar no site da artista Vera Ferro - www.veraferro.com.br/galeria/livros e conhecer seu trabalho. Ali, ver os originais das ilustrações do livro “A Ubá do Curumim”. 
 
- Utilizando um dicionário tupi-português, reunir outras palavras em tupi e inventar uma nova história com elas.
 
- Desenvolver uma pesquisa sobre os índios da tribo Maués ou mawés: população atual; origem; costumes, festas, lendas e tradições. 
 
- Reunir textos, fotos, desenhos, objetos e montar uma exposição com o resultado deste trabalho.
 
-  Desenvolver uma pesquisa sobre o Rio Amazonas: sua extensão, principais afluentes, países que atravessa, fenômeno denominado pororoca.  
 
– Organizar um Fórum de Debates entre alunos e professores, sobre Formas de Preservação da Amazônia. 
 
- Confeccionar cartazes, e espalhar pela escola, com a data, horário e o local do Fórum. 
 
- No final do Fórum, reunir e publicar as principais discussões e reflexões realizadas.     
 

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LÁ VEM O CIRCO
 
- Comemorar “O dia do circo” ou “Dia do Artista Circense”, vivenciando situações a partir de um projeto envolvendo toda a escola: alunos, pais, professores e funcionários.
 
- Formar equipes de pessoas (crianças, jovens e adultos) e dividir as tarefas:
1) Equipe responsável pela montagem da estrutura do circo (uma grande lona no pátio ou gramado da escola, palco, bancos ou arquibancada; 
2) Equipe responsável pelo cenário. 
3) Equipe responsável pela iluminação. 
4) Equipe responsável pelo som; 
5) Equipe de divulgação do evento: convites – impresso e eletrônico, cartazes,etc. ;
6) Equipe responsável pela programação, direção do espetáculo e ensaio dos “artistas” (palhaços, mágicos e apresentador); 
7) Equipe responsável pelo planejamento e treinamento de atividades físicas que farão parte do espetáculo, tais como: ginástica olímpica, malabarismo, contorcionismo, equilibrismo, dança, atividades com arco, bastão e lenços, etc.;
8) Equipe responsável pelos quitutes que serão vendidos no dia: suco, amendoim torradinho, pipoca, maçã do amor, etc.
9) Equipe responsável pela confecção das fantasias que serão usadas no espetáculo. 
10) Equipe responsável pela recepção dos convidados no dia do evento.
 
- Realizar uma pesquisa sobre “A história do Circo no Brasil” – circos mais conhecidos, palhaços famosos, época do circo em que utilizavam animais.
 
- Reflexão (individual e em grupo:
–  O que levou as pessoas a deixarem de utilizar animais nos espetáculos circenses?  
– O que você pensa a respeito desse assunto?
 

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A CORRIDA DE MADA
 
- Reflexão – Releia a história e responda:
– Dentre os desafios enfrentados por Mada, qual o mais difícil na sua opinião?
– Qual a parte da história que você mais gostou? Por quê?
 
- Realizar um debate em grupo sobre as questões respondidas individualmente.
 
- Realizar um debate com a classe toda sobre o resultado do trabalho de grupo. 
 
- Atividade orientada “Uma viagem pelo mar”: O professor coloca uma música com barulho de mar e vai conduzindo o exercício.
Feche os olhos. Preste atenção na sua respiração. Inspire e expire lentamente. Agora, faça de conta que você é a tartaruguinha Mada. Vamos fazer uma longa viagem. Imagine que você acaba de sair do ovo e vai ter que correr sobre a areia quente, junto com seus irmãos, até o mar. Existem muitos perigos na areia. Agora, um pássaro te pescou. Você está dentro do bico enorme desse pássaro. O pássaro deixa você cair. De volta ao mar...
Dependendo da motivação e atenção da classe o professor amplia ou reduz a atividade, trazendo a classe para o final da história (tartaruga adulta deixando os ovos na areia)
 
- Reflexão (após a dinâmica)
– Como foi a sua experiência nessa “viagem” de luta pela vida? 
– Como é que você se sentiu no lugar da Mada? 
 
- Trabalho de escrita (individual): Crie uma história a partir da sua “viagem pelo mar”. Dê um nome para ela.   
 
- Realizar uma pesquisa a partir das questões abaixo:
– Quais as espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil?
– Quais os principais fatores naturais que ameaçam as tartarugas marinhas?
– Quais os principais fatores humanos que ameaçam as tartarugas marinhas?
– Como você pode contribuir para a preservação desses animais?
– O que é Projeto TAMAR? Como foi criado? Qual a sua proposta?
 

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O ANIVERSÁRIO DA LUA
 
-  Leitura individual silenciosa, seguida de leitura compartilhada.
 
- Dobradura e desenho: A gaivota, muito corajosa, atravessou as nuvens e foi descobrir o que estava acontecendo. Dobrar nos lugares marcados para fazer a gaivota. Colar numa folha de papel branco e completar com um desenho.
 
- Reflexão: 
–  Por que o Sol não queria acordar naquele dia? O que poderia acontecer no planeta Terra, se ele não acordasse?
– O que você aprendeu com essa história?
 
- Com a classe toda: 
Tendo a história como apoio, trabalhar com as crianças algumas curiosidades sobre nosso sistema solar, como: dia e  noite, estações do ano, diferenças entre planeta, estrela e satélite. Essa tarefa pode ser realizada a partir de uma pesquisa feita em casa. Para isso, o professor deve reservar um momento da aula para que as crianças possam mostrar o material que conseguiram coletar.
 
-  A partir desse tema, levar as crianças a observarem do que é constituído o nosso planeta e  introduzir noções de ecologia (preservação de nossos recursos naturais).
 
-  Montar um mural com o resultado das pesquisas realizadas pelos alunos.
 
-  Visitar um planetário e/ou um observatório.
 
-  Aproveitar a história para trabalhar também com o tema “aniversário”. Montar um mural com os aniversários de todos os alunos e definir um dia (ex.última sexta-feira) para comemorar os aniversários daquele mês.
 

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A BANDEIRA DA PAZ
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
-  Reflexão e debate em grupo:
–  Qual o significado do nome do Rei Amadeu? E qual a sua missão?
– Em que atitude o rei Amadeu foi infiel à sua missão?
– Destaque o momento da história em que o rei teve uma segunda chance para pensar e rever sua atitude.
– O que levou o rei a tomar consciência do seu erro?
– Se você fosse o autor do livro, como modificaria a história para evitar a guerra entre os reinos?
 
-  Leitura do glossário de nomes que aparecem na história, junto com o seu significado.
 
- Pesquisa dos nomes da classe – origem e significado
 
-  Montagem de um mural com notícias sobre violência e um outro com notícias de ações que favoreçam a paz entre os homens
 
- Para alunos a partir da 5ª série, com noções de ética e moral: 
 Após o trabalho de reflexão em grupo, o professor poderá discutir as questões com a classe toda e, em seguida, fazer o julgamento do rei Amadeu (dramatização), do ponto de vista da ética e da moral. Para isso deverá escolher os alunos que quiserem participar, nomeando o juiz, o corpo de jurados, o advogado de defesa, o promotor, as testemunhas e o réu, orientando e preparando as crianças para essa atividade. 
 

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JUNTOS NO CORAÇÃO
 
-  Leitura individual 
 
-  Reflexão (individual):
– Que parte da história você gostou mais? Reescreva essa parte com as palavras da autora.
– Que parte da história você modificaria? Faça de conta que você é o autor do livro e reescreva essa parte da forma que achar melhor.
– Agora, faça de conta que você é o ilustrador do livro. O que gostaria de modificar na ilustração? Usando sua criatividade, desenhe e pinte essa parte da história.
– Perceba as expressões de Paulinho nas páginas: 7, 9, 11, 13, 15 e 16. Reconte cada parte da história mostrando como o menino estava se sentindo. Ex: assustado, triste, alegre, etc.
 
- Tarefas para casa: 
1. Montar um álbum de retrato, contando a sua história. Ex: quando eu nasci, meu primeiro aniversário, um passeio nas férias, eu com os meus avós maternos, etc.
2. Desenhar sua família atual: pais (madrasta ou padrasto), avós, irmãos (meio-irmãos), tios, primos, etc. 
 
- Leitura coletiva da história. O professor pede aos alunos para lerem a história na seqüência, espontaneamente, escolhendo o trecho que mais gostaram. 
 
- Debate sobre o tema – Se eu fosse o Paulinho...                                                      
 
-  Montagem de um cantinho na classe para exposição dos álbuns de retratos de cada aluno – “Minha história”.
 
-  Confecção do cenário – “A casa do Paulinho”  (com objetos trazidos de casa) 
 
- Dramatização da história.