ATIVIDADES LEITOR EM PROCESSO I     Sugestão: 7, 8 anos



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A MENINA E A CHAVE
 
- Leitura da história.
 
- Entrar no site da escritora www.nyeribeiro.com.br  para conhecer sua história e descobrir outros livros escritos por ela. 
 
- Observar atentamente as ilustrações de Sonja Wimmer: cores, detalhes, proporção dos desenhos, etc.
 
Reflexão (conversa na Roda):
–  O que Heloisa guardava dentro da sua caixinha?
–  O que Heloisa perdeu enquanto brincava no jardim?
–  Com quem Heloisa encontrou no caminho, enquanto procurava sua chave?
 
- Listar com os alunos todos os personagens da história.
 
- Brincar com as crianças, usando todos os nomes da classe. Ex: Cantando: “O Pedro pegou pão na casa do João/ O Pedro pegou pão na casa do João”/ Declamando: (Pedro) – “Quem? Eu?” / (a classe) – “Você! “/ (Pedro) – “Eu não!” / (a classe) –“ E quem foi, então?” / Repetir a brincadeira com outro nome da turma. 
 
- Brincar de recontar a história, usando a mesma técnica de repetição. Ex: 
–  Chave? Que chave é essa menina?
– A chave da minha caixinha de segredos. 
– Segredos? Pois eu acabei de ver um segredo peludo descendo aquele morro. Mas a chave, não fui eu quem pegou não. E quem foi então?”
 
- Separar as crianças em grupos, representando os personagens. Ex. Grupo Urso da Montanha de Gelo; Grupo Bruxa da Casa de Chocolate, etc.
 
- Em grupo, confeccionar fantasias, máscaras e adereços para cada personagem da história.
 
- Realizar a dramatização da história.  
 
- Reflexão (individual)
–  Qual é a chave que abre todas as portas?
  
- Após a reflexão (individual), realizar um debate com a classe sobre a questão acima.
 

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VELHINHAS E GALINHAS
 
-  Os alunos deverão ser orientados a realizar pequenas entrevistas com pessoas idosas (avós, bisavós, parentes e amigos da família) resgatando histórias antigas, costumes e brincadeiras do folclore brasileiro. 
 
-  O professor poderá criar um cantinho próprio para contar e recontar a história do livro, revezando a leitura com os alunos, além de outras histórias do “tempo do onça”. Esse cantinho poderá ter uma cadeira de balanço, um tapete de barbante ou retalhos, um baú e outros utensílios antigos. 
 
- O professor poderá conversar com as crianças sobre suas próprias lembranças de infância e motivá-las a serem também “contadores de histórias”. 
 
- O projeto poderá conter também a reescrita das histórias antigas (contadas pelos avós), transformação de textos em poesia, ilustrações e quadrinhos, estimulando o desenvolvimento da oralidade e da escrita e ajudando a construir a identidade das crianças através da valorização de suas raízes. 
 
- Onomatopéia (Formação de uma palavra cujo som tenta imitar ou reproduzir o que significa). Como na história: CATAPUM! (barulho do raio), invente outros barulhos: barulho da chuva; barulho do trovão; barulho no galinheiro; barulho do relógio.
 
- Brincadeira: Ovo Choco – As crianças fazem uma roda de mãos dadas. Um dos alunos fica do lado de fora com um “ovo” na mão (ovo cozido, ou algo simbólico), e vai passando por trás dos colegas. Todos, junto com a professora, vão falando, de forma ritmada: “Ovo choco, Ta rachado/ Quem botou?/Foi a galinha/Corre cutia/ na casa da tia/ Corre cipó/ na casa da vó/Lencinho branco/caiu no chão/ Posso por?/ Pode!/ Sem demora/ senão o ovo estoura!”     A criança que está do lado de fora escolhe um colega para colocar o “ovo”, sem que ele a veja, e sai correndo. Ao perceber, o colega corre atrás e tenta pegá-la. Ela deve ocupar o lugar vazio (do amigo escolhido) e, assim, a brincadeira continua.
 
- Brincadeira: A galinha do vizinho.  Em roda, de mãos dadas, as crianças vão andando e falando:  A galinha do vizinho/ bota ovo amarelinho/ Bota um/ bota dois/bota três... até o número 10. Ao chegar ao dez, todos se abaixam no chão.J unto com a professora, as crianças podem também inventar outras rimas, ex: A galinha do soldado/bota ovo enferrujado... A galinha do Quinzinho/bota ovo furadinho...A galinha da senhora/bota ovo e vai embora... 
 

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BOI ZAMBU E O MUSQUITIM DE DIREÇÃO
 
- Pesquisa: Desenvolver uma pesquisa sobre “Animais que vivem no pasto” (principais espécies, características comuns, do que se alimentam, como se reproduzem, etc). Juntar fotos e desenhos das crianças, junto com as informações e montar um mural na classe. 
 
- Sinalização: Sob o comando da professora, os alunos criam setas para sinalizar os espaços da escola e orientar os visitantes. Ex: Recepção, Biblioteca, Recreio dos alunos, Laboratório de Informática, Parquinho, Sala dos Professores, etc. 
 
- Mapa: Sob a orientação da professora, os alunos localizam a escola no mapa da cidade, observando; a distância do bairro onde moram até a escola, a distância da escola até o centro, a Prefeitura e os principais pontos turísticos da cidade.
 
- Estudo do Meio: Sob o comando da professora, os alunos saem da escola para observar: placa com o nome da rua, número, ruas paralelas, praças, igrejas, comércio vizinho, etc.
 
- Maquete: De volta à classe, os alunos fazem um mapa do bairro, situando a escola e o que observaram na vizinhança. Depois, divididos em pequenos grupos, constroem maquetes.    
                                                                                         
- Sentidos: Em cada dia da semana a professora chama a atenção dos alunos e apresenta atividades para despertar os sentidos – visão, audição, paladar; olfato; tato. 
 
- Reflexão: Depois dessas experiências, refletir com a classe sobre: – De que forma Boi Zambu foi descobrindo o caminho? Como foi que Boi Zambu foi aprendendo a fazer escolhas?  Reunir as respostas levando-os a perceberem que podemos também usar a inteligência, a criatividade e o raciocínio para fazer nossas escolhas. 
 
- Rol de escolhas: Cada criança deve fazer um registro do seu dia observando suas possibilidades de escolha e anotando-as no seu caderno. Ex: “O caminho que escolho para ir para a escola”;  “A brincadeira que eu escolho para brincar”; “O que escolho comprar com a minha mesada.”
 
- Brincadeiras: 1.A professora escolhe um aluno para ser o Boi Zambu e coloca uma venda nos seus olhos. Os outros alunos serão os “musquitins de direção” que deverão ajudá-lo a chegar a um determinado lugar: –  Por aqui, Boi Zambu. Não, por ali... 2. Pega-pega: O aluno que se dispõe a ser o Boi Zambu veste uma capa preta e corre atrás dos “musquitins” que ficam fazendo ZZZZZZZ... e tenta pegá-los. O aluno que for pego será o Boi Zambu.
 

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COLORINA, A ÁRVORE DA VIDA
 
- Reflexão: 
– Por que Colorina é uma árvore diferente das outras? O que acontece com a Bia quando ela conhece Colorina? Por que as crianças que se aproximam de Bia tornam-se “guardiões da natureza”?
 
- Abrir  o livro na página do meio, onde aparece a “floresta encantada, perto de um grande rio”. Com a ajuda de uma lupa, localizar ali 10 personagens da fauna amazônica. 
 
- Abrir o livro na página onde é revelado o segredo de Colorina (página dupla, sem texto). Observando os desenhos da Meri com a lupa, faça um levantamento dos valores revelados ali, naquelas imagens. (Ex: cooperação, alegria, etc)
 
- Com o auxílio da professora os alunos devem confeccionar o símbolo “Guardião da Natureza”, que aparece no final da história. Depois de pronto, amarrar um barbante e pendurar no pescoço. 
 
- Pesquisa: Espécies de árvores nativas do Brasil mais comuns e espécies de árvores brasileiras em extinção. Em um mural da classe, juntar um desenho, foto ou pintura de uma árvore nativa do Brasil. Colocar o nome popular e o nome científico dessa árvore.
 
- Plantio: após a pesquisa sobre árvores brasileiras, a classe deve escolher uma espécie que possa ser plantada nos arredores da escola. Com a ajuda de um jardineiro, os alunos preparam a cova e realizam o plantio, colocando no local uma placa com o nome da árvore (nome popular e científico). 
 
- No final do trabalho com o livro, realizar um debate com a classe sobre o tema. – O que é Biodiversidade? – Por que plantar uma árvore?  – Quais as principais causas do desmatamento? E quais as conseqüências?  – O que são matas ciliares? Como recuperá-las? O que você, como “Guardião da Natureza” pode fazer para protegê-las? 
 
- Preparar fantasias e adereços.
 
- Realizar a dramatização da história. 
 

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O BULE DE CHÁ DA BISA MARIETA
 
- Leitura individual, silenciosa.
 
- Leitura compartilhada,
 
- Cada aluno deve trazer de casa objetos da avó, ou bisavó: louças antigas, talheres, toalhinhas de crochê, latas de biscoito, bordados, panos de prato, etc.
 
- Montar uma linda exposição com os objetos trazidos pelas crianças.
 
- Trazer de casa receitas de bolachinhas feitas pelas bisavós.
 
- A professora reúne todas as receitas, com ilustrações feitas pelas próprias crianças e uma pequena  biografia da bisavó (nome completo, nome dos filhos, netos e bisnetos, etc.)  e manda encadernar com o título. Ex:  “Receitas das bisavós dos alunos do 2º ano A”, reservando uma cópia para cada aluno.  
 
- Preparar na escola os chás (receita no final do livro) e experimentar.
 
- Fazer uma pesquisa sobre chás na internet, aprendendo a diferenciar as técnicas – chá por  infusão e decocção. Reunir outras receitas de chás. Ex: chá indiano, chá de frutas, etc.

- Escolher algumas receitas de bolachinhas para confeccionar na escola, usando formas de diferentes formatos (lua, coração, etc.). Juntar os biscoitinhos em vidros ou latas.
 
-  Na mesma semana,  realizar na escola um encontro das crianças com suas avós e bisavós – cada uma traz um prato com uma receita sua. Para o evento, dividir a classe em grupos:
1º)  O primeiro grupo de alunos fica responsável por organizar a festa e planejar uma surpresa para as avós (Ex: música cantada pelos alunos, dramatização, etc.)
2º)  Recepcionar as convidadas e encaminhá-las até o local da festa.
3º)  Levar as avós para visitar a exposição.  
4º )  Servir as bolachinhas feitas pelos alunos. 
5º) Entregar os “Livros de receitas” para as avós.
 

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ESPANTOMIGO, O ESPANTALHO RABUGENTO
 
- Construir um espantalho com um cabo de vassoura, roupas velhas, palha, tiras de pano, lã desfiada e chapéu. Dar um nome para ele.
 
- Visitar um sítio ou fazenda. Observar as plantações, animais e o estilo de vida nesse lugar.
 
- Desenvolver uma pesquisa sobre as 4 estações: Ao longo do ano acompanhar os sinais e mudanças climáticas, de acordo com determinada estação. 
 
- Reunir notícias (jornais, internet) sobre fenômenos naturais como: enchente, furacão, tempestade, tornado, geada, etc.
 
- Refletir sobre a importância da preservação ambiental e o que podemos fazer para contribuir com a preservação do meio ambiente.
 
- Reunir músicas, poesias, textos e outras histórias que falem sobre amigo. Escrever uma redação sobre o tema.
 
- Comemorar o “Dia do Amigo” (20 de julho).
 
– Inventar outros personagens para a história. Dividir os papéis, confeccionar as fantasias, o cenário e realizar a dramatização da história.
 
- Jogo de palavras: Você tem essa cara amarrada porque não tem amigos, ou não tem amigos porque tem essa cara amarrada? Construir outras frases utilizando um jogo de palavras com sentido inverso. Ex: Você está bravo porque está sozinho; ou está sozinho porque está bravo?
 
– Brincar de Família Ventania, soprando como a mãe Ventania, como o filho Boas Novas, como o senhor Vendaval e o senhor Tufão. Inventar outros nomes para a família. 
 
– Brincar de Espantomigo – fantasiado de espantalho, o aluno deve permanecer no lugar, sem se mexer. Os “passarinhos” vão chegando, tocando de leve, chamando pelo nome. Ao se mexer, o espantalho perde a vez e é substituído por outro colega.
 

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HOJE TEM FUTEBOL
 
- Leitura silenciosa, seguida de leitura compartilhada.
 
- Reflexão: – Qual a parte da história que você mais gostou? Por quê? 
 
- Visitar um campo de futebol e, se possível, assistir a um jogo do seu time. 
 
- Fazer uma ilustração sobre a história com desenho, pintura e colagem. 
 
- Criar questões matemáticas envolvendo horas, minutos, segundos, dias, semanas, meses e anos. 
 
- Realizar uma pesquisa sobre a história do Brasil na Copa do Mundo
 
- Localizar no mapa os principais estádios do Brasil e os países que já sediaram a Copa do Mundo. 
 
- Em grupo, confeccionar um projeto e maquete de um estádio para a próxima Copa do Mundo.
 
- Organizar um Campeonato de Futebol na escola.
 
- Pesquisar notícias sobre a violência no futebol, dentro e fora do campo.
 
- Reflexão (individual)
– Por que isso ainda acontece? 
– O que deveria ser feito para impedir a violência no futebol?  
 
- Debate (com a classe toda) sobre as questões respondidas. 
 

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O CASAMENTO DA BRUXA
 
- Leitura silenciosa.
 
- Leitura compartilhada.
 
- Redigir o convite de casamento dos noivos.
 
- Inspirados na história, inventar receitas de quitutes bem originais para a festa, conforme exemplo abaixo: 
Quitutes de Besouro
1 pacote de pão de forma;
1 pacote de queijo parmesão ralado; (casca de barata ralada)
2 tomates picadinhos (do quintal da prima de Florinda)
1 pires de azeitonas pretas picadinhas (lascas de besouro)
Maionese (creme de lagartixa) 
Orégano (raspas de morcego) 
 
- Realizar problemas com questões matemáticas levantadas a partir da história. Ex: peso dos ingredientes nas receitas; utilização de formas geométricas para confeccionar as bolachinhas; quantidade de docinhos; etc.
 
- Confeccionar máscaras e adereços de bruxa para o grande baile.
 
- Selecionar estilos diferentes de dança para o baile e ensaiar. 
 
- Confeccionar quitutes de massinha.
 
- Realizar uma dramatização da história, com um grande baile no final.
 
- Comemorar o Dia do Amigo (20 de julho) e o Dia das Bruxas (31 de outubro).
 

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CORAÇÃO DE GALINHA
    
- Leitura individual, silenciosa. Fazer uma segunda leitura, observando atentamente as ilustrações.
 
- Leitura compartilhada. Os alunos que querem ler em voz alta levantam a mão. A professora vai conduzindo a leitura até o final. 
 
- Na página do livro em que os bichos comentam sobre a atitude da galinha (adoção), observe quem fala e o que fala. Transforme as críticas em comentários positivos. Ex: “E o urubu, com sabedoria: – Que beleza! Estes filhos só lhe trarão alegria!”
 
- Observar no texto as partes que foram escritas em prosa, verso, parlendas, partes que contêm humor, emoção, etc.
 
- Inventar outras parlendas.
 
- Desenvolver uma pesquisa sobre animais que aparecem na história: ovíparos, mamíferos, anelídeos (minhoca), etc. e seu habitat.    
 
- Construir um galinheiro no quintal da escola, com galinhas e pintinhos. As crianças devem cuidar dos animais e dar nome a cada um deles. 
 
- Construir um “minhocário” na escola.
    
- Realizar brincadeiras com o corpo imitando os animais da história: os cãezinhos sob as asas da galinha; a galinha sobre os cãezinhos; o porco, a vaca, o pavão, etc.
 
- Realizar brincadeiras de roda do nosso folclore: “ovo choco”, “a galinha do vizinho”
 

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A CESTA MÁGICA
 
- Leitura individual seguida de leitura compartilhada, sob a orientação da professora.
 
- Pintura: 
1. com as cores do arco-íris
2. misturando as cores, como na história (amarelo com azul, vermelho com amarelo, vermelho com azul)
3. pintura a dedo, desenhando a cesta mágica.
 
- Brincadeira: “A Cesta Mágica”: Cada criança monta a sua cesta mágica com material reciclado. Dentro dela junta personagens e objetos que podem fazer parte da história. Na classe, em horário combinado com a professora, um aluno é escolhido para contar histórias com a sua cesta. Depois de diversos “ensaios”, as crianças saem fantasiadas de vovó, ou vovô, para contar histórias aos alunos menores, de outras classes.
 
- Confeccionar fantasias e adereços e realizar a dramatização da história.
 
- Brincadeiras: Definir um espaço dentro da escola, ou nos arredores. Enfeitar esse espaço, criando um cenário “Rua Colorida”. Utilizar esse lugar para resgatar brincadeiras de rua, tais como: “Ovo choco”; “Cabra-cega”; “Gato e Rato”; “Eu fui no Itororó”, etc. Além de brincadeiras de roda, as crianças podem utilizar esse espaço para: pular corda, fazer um desfile de fantasias, etc..    
                                                                                                         
- Aprender e cantar a música – Se essa rua, se essa rua fosse minha/ Eu mandava, eu mandava ladrilhar/ Com pedrinhas com pedrinhas de brilhante/ Para o meu, para o meu amor passar... 
 
- Aprender a declamar:                                                                                                                                  
Sol com chuva/ Casamento de viúva.                                                                                                          
Chuva com sol/ Casamento de espanhol                                                              
 
- Pesquisa na internet: 
O que é um arco-íris? Como e por que acontece? - Quais as cores do arco-íris e em que ordem elas aparecem? Qual a sua forma? 
 

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MORA PEGOU CATAPORA
 
- Leitura silenciosa
 
- Leitura compartihada.
 
- Listar todos os personagens da história.
 
- Observar as rimas usadas pelas autoras. Ex: Guido – entupido; Carneiro – carteiro, etc. Inventar outras rimas a partir de nomes conhecidos. 
 
- Leitura das imagens, observando todos os detalhes utilizados pela ilustradora Bruna Assis Brasil: perspectiva, humor, técnicas diferentes, etc. 
 
- Inspiradas no trabalho da Bruna, as crianças deverão ilustrar uma cidade, usando desenho, pintura, recorte e colagem.
 
- Observar e descrever cada cena da história. Ex: cena em que Mora abre a janela da sua casa; cena em que Mora vai à casa da Samanta, etc.
 
- Observar todos os meios de transporte que aparecem na história. (bicicleta, moto, carro). 
 
- Observar o que as pessoas tem nas mãos. Ex: carta, refrigerante, vassoura, churrasco, sorvete, etc.
 
- Conversa sobre doenças infantis mais comuns, que os alunos já tiveram. Ex: sarampo, catapora, caxumba, laringite, otite, etc. Quais os cuidados, tratamentos, etc.
 
- Realizar uma pesquisa na Internet sobre as autoras e a ilustradora e conhecer outro livros de sua autoria. (texto/ilustrações) 
 

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O MUNDO DE PAPÍLIO
 
- Leitura individual, silenciosa. Fazer uma segunda leitura, observando atentamente as ilustrações da capa, contracapa e miolo do livro: técnicas utilizadas, cenas, detalhes, cores, caracterização dos personagens, humor e outros pequenos detalhes criados pelos autores do livro.
 
- Leitura compartilhada. Os alunos que querem ler em voz alta levantam a mão. A professora vai conduzindo a leitura até o final. 
 
- Listar todos os personagens da história, com suas características. 
 
- Reflexão (individual):
– Por que Papílio abre os braços e chama as pessoas?
–  Como cada uma delas reage ao convite?
–  Descreva o mundo de Papílio:  Como as pessoas moram?  No que trabalham? O que comem? Quem as acompanha? O que fazem com o seu tempo?  Como demonstram afeto?
 
- Desenhar cada personagem da história e anotar o que ele diz depois de ouvir a história sobre o mundo de Papílio.
 
- Redigir uma pequena história sobre:
–  O que eu faria se Papílio me convidasse para conhecer o seu mundo?
 
- Debate na classe:
Sobre as respostas acima.
Você acha que é possível existir um mundo como o do Papílio?
 
- Realizar uma pesquisa na Internet sobre os autores deste livro.
 
- Inspirados nas ilustrações, confeccionar um lindo cenário.
 
- Confeccionar (ou trazer de casa) fantasias, roupas e outros adereços para representar cada personagem  da história.
 
- Realizar uma dramatização da história. 
 

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FINA DIFERENTE
 
- Leitura silenciosa.
 
- Leitura compartilhada. Os alunos que querem ler em voz alta levantam a mão. A professora vai conduzindo a leitura até o final. 
 
- Leitura das imagens: observar, detalhadamente, as ilustrações de Miriam Koch em cada cena.  
 
- Depois de uma leitura silenciosa das imagens, sob o comando da professora, os alunos devem compartilhar o que descobriram. 
 
- Destacar a parte da história que mais gostou e fazer uma bonita ilustração sobre ela.
 
- Desenhar a Fina, criando situações diferentes na sua viagem. Ex: Fina no aeroporto, Fina no avião, etc. 
 
- Observar o trabalho de edição do livro: formato, capa, contracapa, dedicatória, ficha catalográfica, editora alemã, editora brasileira.
 
- Reflexão e debate: 
– Como era Fina, no início da história?
– Que respostas Fina procurava?
– Listem todos os sentimentos de Fina ao longo da história. 
– O que esperava Fina, desesperadamente?
– Como Fina se sentiu no final da história? Por quê? 
– O que você Faria se estivesse no lugar de Fina?
–  Se você tivesse uma amiga como a “Fina Diferente” o que faria para ajudá-la?  
 
- O livro “Fina Diferente” foi publicado em vários países e recebeu diversos prêmios. A personagem Fina ficou famosa, inspirando a criação de brinquedos, mochilas, estojos, etc. 
Na internet: 
Realizar uma pesquisa sobre “Fina Diferente”.
Realizar uma pesquisa sobre a autora e a ilustradora. 
 
- Confeccionar os personagens da história com massinha de modelar.
 
- Montar uma maquete do lugar onde Fina chegou: o mar, o farol, o pasto com as outras ovelhas, a Fina.  
 

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FRED TOPETE CABELEIREIRO
 
Professor, este livro foi considerado uma obra prima em ilustrações de arte e recebeu vários prêmios. A obra inspira as crianças a conhecerem um pouco mais do mundo da arte, com referências artísticas de diversos lugares do mundo. Por isso, sugerimos que ele seja utilizado em uma aula de Arte, junto com reproduções de quadros pintados por artistas que aparecem nas páginas do livro. Ex: Picasso – “ Relógio do Mundo”;  Leonardo da Vinci – Mona Lisa. 
 
- Leitura individual, silenciosa.
Depois de ler e observar a história, responda:
– Qual a parte do livro que você mais gostou? Por quê?                                                        
 
- O autor/ilustrador conta a história por meio de imagens. Observe atentamente as ilustrações, página por página, anotando todos os detalhes que observou no livro e responda:
– Como nas ilustrações predomina o preto e branco, que artifícios o artista utiliza para representar sua obra?
– O que mais chamou a sua atenção?
 
- Utilizando uma técnica de desenho ou pintura, crie uma ilustração da cena que você mais apreciou.
 
- Realizar uma pesquisa na Internet sobre o autor/ilustrador Michael Roher: 
1. Data e local de nascimento
2. Livros publicados
3. Prêmios que recebeu
4. Informações sobre o seu trabalho de criação: Como acontece? No que ele se inspira?
 
- O professor divide a classe em 10 grupos. Através de um sorteio, cada grupo fica responsável por uma das etapas do trabalho do Fred Cabeleireiro: PENTEAR, LAVAR, ENSABOAR, ENXAGUAR, CORTAR, PINTAR, ESPERAR, LAVAR DE NOVO, ENROLAR, SECAR.
 
- Trabalho em grupo:
1) Cada aluno apresenta as observações que havia levantado sobre aquela ilustração. Juntos, observam novamente a cena designada para o grupo e verificam se há novos elementos no desenho do ilustrador que eles ainda não tinham visto, ou que já conheciam antes, como: lugares do mundo, objetos de arte, quadros e artistas famosos, etc.
 
2) Observar o tema usado pelo autor nessa cena (designada para o grupo), e os elementos que ele utilizou para representá-lo.Ex:  ESPERAR – tempo – relógios, placa, leitura de jornal, etc.  
 
3) Utilizando folhas de papel A2, cada grupo realiza uma ilustração da sua página, recontando aquela cena. Inspirados na pesquisa sobre a obra de Michael Roher, os alunos devem criar novos elementos para ilustrar seu trabalho.
Obs, Para estimular a criatividade dos alunos, o professor pode realizar uma exposição sobre o ilustrador na escola, e formar um grande mural com os trabalhos dos alunos. 
 
- No final do trabalho, realizar um bate papo sobre: a vida e a obra do autor; elementos utilizados por ele neste livro; a experiência do grupo na criação do painel; o que aprenderam nessa aula sobre Arte.